Pular para o conteúdo

Renato Silva critica má distribuição de recursos anunciados pelo Governo Federal

Em recente visita ao Estado, comitiva de deputados federais anunciou liberação de emendas para ajudar na saúde pública.

 

O resultado de uma comitiva de deputados federais, na última terça-feira (30), para avaliar a situação dos venezuelanos em Roraima, levou o deputado Renato Silva (PRB) à tribuna nesta quarta-feira (2). O parlamentar criticou as emendas destinadas ao Estado, anunciadas para investimentos na Segurança, Saúde e Educação, mas que segundo ele, não são suficientes.

De acordo com o deputado, o repasse de R$ 1 milhão não é suficiente para cobrir os gastos resultantes da imigração de venezuelanos e disse que a quantidade de recursos que a comitiva gastou para chegar ao Estado, pode ter custado mais que as emendas anunciadas para ajudar na Saúde. “Será que realmente esse R$ 1 milhão vai fazer diferença pela crise que estamos passando? Com tantos problemas em várias áreas?”, questionou.

O parlamentar destacou a importância de medidas mais concretas para resolver os problemas enfrentados no Estado. “Para isso precisamos de parcerias com o Governo Estadual e nesse caso da imigração com o Governo Federal, porque foge da nossa competência”.

O deputado Marcelo Cabral (MDB) reforçou o discurso do colega parlamentar e também falou sobre o envio das verbas ao Estado, o que, segundo ele, não atende à necessidade da população. “Me chama atenção a quantidade de dinheiro que o Estado recebe, vindo do Governo Federal e fico triste de ver tanto recurso que não vai para os Executivos”.

Energia elétrica

Renato Silva destacou ainda a situação energética que o Estado enfrenta, que de acordo com ele é a mais cara do país. “Nosso papel é cobrar, por isso, no próximo dia 24 desse mês, faremos uma audiência pública para tratar do problema do setor energético”.

Em aparte, o deputado Gabriel Picanço (PRB), ressaltou que os roraimenses estão sentindo na pele os impactos. “Somos mais de 600 mil habitantes, contando os venezuelanos, todos dependemos dessa energia. Queremos que o Presidente da República, resolva esse problema rapidamente porque é do nosso interesse”, disse.

Saúde

A deputada Aurelina Medeiros (Pode) também destacou a importância de o Legislativo fiscalizar o envio dos recursos ao Estado. “Saí da maternidade e lá as condições são desumanas, e eu pergunto o quê que veio para o Estado? Porque se veio a Assembleia tem que saber”, disse.

Renato concluiu seu discurso falando sobre a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da saúde, que segundo ele, irá reorganizar a Saúde do Estado. “Nunca tivemos uma saúde de qualidade e com a chegada dos imigrantes triplicaram os atendimentos e continuamos com os mesmos recursos que eram oferecidos quando a população era apenas 200 mil habitantes”, enfatizou.

Texto: Jéssica Sampaio

Foto: Alex Paiva

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas