Pular para o conteúdo

Escola solicita palestra do Chame para reduzir casos de bullying

Alunos de 11 a 16 anos receberam orientações como forma de prevenir este tipo de comportamento

Ao perceber a necessidade de sensibilização dos alunos para diminuir a incidência de casos de bullying, a coordenação pedagógica da Escola Estadual Antônia Coelho de Lucena solicitou uma palestra da Procuradoria Especial da Mulher, órgão da Assembleia Legislativa.

O evento foi realizado por meio do Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher) na tarde desta quinta-feira (16), com a participação de alunos entre 11 e 16 anos. A principal abordagem foi que apelidos, comentários sobre a aparência, religião, sexualidade e nacionalidade podem causar sofrimento e gerar consequências graves como a depressão.

Roraima está entre os cincos estados brasileiros com maior registro de casos de suicídios, de acordo com o Ministério da Saúde. No período de 2010 a 2015 foram registradas 161 vítimas de suicídio e 431 tentativas no Estado, números que também podem estar associados a episódios de bullying.

Segundo Sângida Teixeira, psicóloga do Chame que ministrou a palestra, as agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, podem deixar consequências devastadoras para o resto da vida, e pode gerar isolamento e depressão. “É importante tratar o assunto, pois é algo recorrente na escola e no meio dos jovens e adolescentes, onde o problema está mais presente.”

Informação contra o bullying

Durante a palestra, foi explicado ainda que os que não praticam, mas não intervém ou dão risadas, acabam sendo coautores da agressão. Para Daniele Ribeiro, estudante do 9º ano, a palestra trouxe uma lição: “É preciso ter cuidado com as nossas palavras e atitudes para não machucar o outro. Me fez perceber que tem gente que sofre sozinho e não vemos.”

Para a coordenadora pedagógica da escola, Naiva Lima, a informação ajuda a prevenir a violência. O foco das explicações foram mostrar de forma clara o que é bullying e as consequências que ele gera, além de caracterizar o perfil do agressor. “Alguns alunos nos procuraram e informaram ocorrências dentro da escola. Com isso resolvemos trazer uma informação mais precisa com profissionais que lidam com isso com mais convicção, para que esse tipo de situação não vire rotina.”

O gestor que tiver interesse em palestras como estas pode entrar em contato com a coordenação do centro e solicitar, por meio de oficio, informando a data e local. O Chame está localizado na rua Coronel Pinto, 524, Centro. Mais informações pelo telefone 98801-0522.

 

Texto: Bárbara Araújo

Foto: Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas