Pular para o conteúdo

Betânia Almeida chama atenção para casos de violência contra a mulher

Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, parlamentar pediu mais cuidado das autoridades na apuração destes casos em Roraima

“Neste exato momento, em algum lugar de Roraima, uma mulher está sendo vítima de violência”. Com esta frase, a deputada Betânia Almeida (PV) iniciou seu discursou na tribuna da Assembleia Legislativa, na sessão desta quarta-feira (22), para chamar a atenção para os dados alarmantes e falta de estrutura para atendimento das vítimas de violência doméstica.

A parlamentar lamentou a ausência de dados confiáveis sobre índices de violência contra a mulher, pois há instituições que apontam Roraima em primeiro lugar no ranking da violência. “Desde 2016, Roraima não coleta dados específicos sobre violência doméstica”, ressaltou a parlamentar.

A deputada ressaltou que apesar de existir uma delegacia especializada em atendimento à mulher em Boa Vista, a unidade funciona apenas de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 19h30. “Precisamos evitar as falhas existentes, desde o momento em que o abuso ocorre”. Segundo ela, a mulher fica vulnerável ao procurar uma delegacia e ter que expor, na recepção, o abuso ou agressão sofrida. “Como presidente da Comissão da Mulher nesta Casa, não poderia me abster diante destes dados”.

Em aparte, a deputada Ione Pedroso (SD) informou ter protocolado um projeto de lei na Assembleia Legislativa que institui a Semana de Prevenção e Combate ao Feminicídio e o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, como ferramentas para diminuir os índices de violência no Estado.

O deputado Renan Filho (PRB) colaborou ao dizer que é autor de uma proposição, que tramita nas comissões permanentes da Assembleia Legislativa, para instituir no Estado a Semana de Valorização da Mulher.

Já a deputada Tayla Peres (PRTB) mostrou-se disposta a fortalecer as políticas voltadas às mulheres e pontuou uma indicação protocolada no Poder Legislativo, para que o Governo do Estado conclua as obras do prédio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher.

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Alex Paiva

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas