Na tribuna, o parlamentar disse que o Estado é um dos poucos da Federação que não possuem esta regulamentação
Durante sessão na Assembleia Legislativa de Roraima, nesta quarta-feira (22), o vice-presidente da Casa, Jânio Xingu (PSB), pediu apoio dos deputados para a aprovação de seu projeto, que estipula piso salarial para advogados em Roraima.
Pouco antes de seu pronunciamento, o parlamentar recebeu uma visita da Comissão de Apoio à Advocacia Iniciante, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima (OAB/RR). O deputado reforçou que o projeto de lei beneficiará advogados em início de carreira. “Nosso Estado é um dos poucos em que os jovens advogados não possuem um piso salarial”.
O projeto de lei prevê o piso salarial de R$ 2 mil mensais, para a jornada de 20 horas semanais e R$ 3 mil mensais em caso de dedicação exclusiva, para jornada 40 horas semanais.
Conforme o deputado, atualmente há mais de 1.800 estudantes concluindo a graduação em Direito nas faculdades do Estado. “Precisamos valorizar esses jovens que estão tentando construir uma carreira na área. Então, faço um apelo para que o projeto seja aprovado”, enfatizou.
Segurança Pública
Na tribuna, o deputado destacou ainda o pedido de exoneração do secretário de Segurança Pública de Roraima, delegado Márcio Amorim, que deixou o cargo na noite de ontem (21) ao alegar motivos pessoais. O parlamentar pediu para que o Executivo valorize profissionais locais para a gestão da pasta.
O deputado Soldado Sampaio (PCdoB) comentou que em visita ao governador Antonio Denarium, foram levantados possíveis nomes para assumir o cargo. “Eu sugiro que nós convidemos o futuro secretário para uma sabatina aqui, na Assembleia, para que ele apresente um plano de ação à frente da pasta.”
Texto: Jéssica Sampaio
Foto: Alex Paiva e Eduardo Andrade
SupCom ALE-RR