Cinco medalhas de ouro, 8 de prata e 2 de bronze. Essa foi a conquista dos atletas do programa Abrindo Caminhos, da Assembleia Legislativa de Roraima, no campeonato Boa Vista Open Gi e No-Gi de Jiu-Jítsu, segunda edição. A competição ocorreu neste domingo (09), no Ginásio Hélio Campos, bairro Canarinho.
Participaram onze atletas de 8 a 17 anos do programa, que treinam em Boa Vista e no Núcleo da Assembleia Legislativa em Alto Alegre. O evento esportivo reuniu 500 atletas entre crianças, adolescentes, jovens e adultos de todo o Estado, além de Manaus-AM e da Venezuela.
Representando Alto Alegre, Marc Emanuel Assunção, de 13 anos, conquistou a medalha de ouro na categoria meio-pesado de 14 a 15 anos. “Eu vim confiante, e consegui aplicar tudo o que pude, treinei bastante, e consegui sair com a vitória”, disse.
Uma lesão no ombro não foi um obstáculo para a atleta Hewellen Gabriela Brito, de 16 anos, também do município de Alto Alegre. Ela ganhou a medalha de prata na categoria pluma, e agora coleciona 15 medalhas. Essa luta marcou o retorno dela ao esporte depois de um ano afastada. “Para mim, sou vitoriosa por entrar no tatame. Agora não paro mais, tenho incentivo, e no próximo campeonato vou voltar com tudo”, disse.
Para o professor de jiu-jítsu, Leandro Pacheco, a expectativa da equipe é intensificar os treinos para participar de mais campeonatos, e dessa forma, aumentar a representatividade nos eventos de luta. “Os atletas estão dedicados. O treinamento é puxado, porque a gente precisa sair da zona de conforto”, explicou.
Preparação
Para a coordenadora do Abrindo Caminhos, Viviane Lima, os resultados alcançados são resultado do trabalho dos treinadores, que acompanham de perto os atletas. O programa passou a oferecer atendimento psicológico para quem for competir, para que os atletas estejam preparados para lidar com as expectativas e a pressão no esporte.
“Além da preparação física, é importante preparar os alunos antes da competição, para saber que na vida se ganha e perde. Por isso, daqui pra frente, eles serão acompanhados por um psicólogo na unidade”, disse
Confira a lista dos atletas que conquistaram medalhas neste campeonato:
Ouro
Ana Tereza Oliveira da Silva – categoria pluma: Gi
Marc Emanuel Santos Assunção – categoria meio pesado Gi
Dircelly Oliveira – categoria pesado: No-Gi
João Victor Araújo – categoria 14/15 anos graduado absoluto: Gi
Thiago Silva – categoria 14/15 anos graduado pesado: No-Gi
Prata
Gleidison Santos – categoria leve: Gi
Hewellen Gabriela Silva Brito – categoria pena: Gi
Liandra Cruz Souza –– categoria galo: Gi
Mateus Ryan de Sousa Leal – categoria pesado: Gi
João Gustavo Pinho Rodrigues – categoria pluma : Gi
João Victor Araújo – categoria graduado pesado: Gi e categoria 14/15 anos graduado pesado: No-Gi
Thiago Silva – categoria graduado absoluto: Gi
Bronze
José Mariano Trindade – categoria galo: Gi
Thiago Silva – categoria 14/15 anos graduado pesado: Gi
Texto: Vanessa Brito
Foto: Eduardo Andrade
SupCom ALE-RR