Foi aprovado nesta terça-feira (25) um projeto de lei que busca promover o estudo da Constituição Brasileira nas escolas estaduais. A matéria, de autoria do deputado Renato Silva (PRB), recebeu 18 votos favoráveis.

De acordo com a parlamentar, os jovens poderão aprender e conhecer as leis que regem o Brasil, com base no livro “Constituição em Miúdos”, conteúdo adaptado para essa faixa etária. “A intenção é fazer a criança entender que ela tem direitos e deveres como cidadão”, explicou.

Sgundo a matéria, o Poder Executivo por meio da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed), poderá implantar essa iniciativa nas escolas. As equipes administrativas e pedagógicas definirão com os professores, como será aplicado esse assunto, conforme as séries dos alunos.

Além disso, a Seed estabelecerá na primeira semana do mês de outubro de cada apresentação dos alunos sobre o assunto, em comemoração à Constituição da República Federativa do Brasil. O deputado explica a obra poderá ser acessada no site da Associação das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel).

O projeto aprovado segue para análise do Poder Executivo, que poderá sancionar  ou vetar a proposição.

 

 

Texto: Vanessa Brito

Foto: Alex Paiva

SupCom ALE-RR