Pular para o conteúdo

Luta contra as drogas conta com leis estaduais que incentivam a prevenção

Envergonhado, sem autoestima e perspectiva de vida, em meio a um quadro de depressão, Anderson Bezerra começou a usar drogas e depois disso, viu a vida dele e da família mudarem completamente. Ele se tornou cada vez mais dependente e procurava qualquer coisa que pudesse usar para alimentar o vício. O primeiro passo para abandonar os entorpecentes foi reconhecer que precisava de ajuda. “Meus tios me ofereceram um tratamento e eu não tinha mais forças, aceitei na hora. Hoje eu me sinto completo”.

Esse é o breve relato de uma história cada vez mais comum na sociedade roraimense. Para tentar evitar casos como estes, o Poder Legislativo aprovou leis que fortalecem a prevenção, com atenção especial para ações nas escolas, pois é neste meio que os jovens estão mais vulneráveis.

Foram criadas leis como a nº 424/2004, que institui a criação de um Comitê Antidrogas em todas as unidades educacionais de Ensino Médio e Fundamental do Estado de Roraima, para a realização de atividades educativas de prevenção ao álcool, fumo e outras drogas.

Também foi estabelecido a obrigação de instituições de ensino do Estado e demais órgãos públicos estaduais a afixarem, em local visível, os malefícios do fumo, das bebidas alcoólicas e das drogas, conforme a lei nº 595 de 08 de maio de 2007.

Proerd

Para valorizar uma das iniciativas que trabalham este assunto dentro das escolas, foi instituído pela Lei 493/2005 “Dia Estadual do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência” (26 de março). O programa alerta as crianças e adolescentes sobre os perigos do uso de drogas e sobre como ter autonomia para dizer não. Em 19 anos de atuação, já foram atendidos cerca de 90 mil alunos.

A coordenadora do Proerd, tenente Ana Cláudia Mourão, alerta que é preciso prevenir para não ter que reprimir futuramente. “Infelizmente a droga é o câncer da sociedade.  Então quando nos deparamos com pessoas que já passaram por nós e vemos que conseguiram resistir a este mal, ficamos felizes por saber que nosso trabalho valeu a pena.”

Audiência

É celebrado nesta quarta-feira (26) o Dia Internacional de Combate às Drogas para alertar as pessoas sobre os malefícios causados pelo uso destas substâncias.  A pedido do deputado estadual Eder Lourinho (PTC), uma audiência pública com o tema: ações de combate e prevenção às drogas, será realizada nesta quarta-feira (26), às 15 horas, no Plenário da Assembleia Legislativa de Roraima.

Texto: Bárbara Araújo

Foto: Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas