Abrindo Caminhos incentiva alunos a participar de eventos esportivos e culturais

Aos poucos, as crianças e adolescentes inscritas no programa Abrindo Caminhos, da Assembleia Legislativa de Roraima, estão conquistando espaço em eventos esportivos e culturais no Estado, e até em nível nacional. Essa é a avaliação da diretora da unidade, Viviane Lima, neste primeiro semestre de 2019.

No esporte, para se ter uma ideia, dois atletas do Abrindo Caminhos conquistaram os lugares mais altos do pódio no campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu, no mês de abril. Marc Emanuel, de 14 anos, do Núcleo da Assembleia em Alto Alegre, ganhou a medalha de ouro na categoria médio. Já o atleta do Abrindo Caminhos de Boa Vista, João Araújo, de 14 anos, conquistou a medalha de prata na categoria pesado.

“A participação em um momento como esse, desperta ainda mais a vontade e a dedicação dos alunos. E, sem dúvidas, naturalmente, os talentos vão sendo revelados no Estado”, disse a diretora.

As turmas de jiu-jítsu participaram de quatro campeonatos no Estado, e contando com o nacional, conquistaram 73 medalhas. Além disso, outra modalidade que vem crescendo é a ginástica rítmica, mesmo sendo uma turma composta por iniciantes. Elas competiram pela primeira vez no torneio estadual e, recentemente, no torneio regional no Amazonas.

Coral se apresenta em eventos juninos

As crianças do coral junto com a quadrilha Xamego na Roça se apresentaram em eventos juninos em Boa Vista e Mucajaí, cantando músicas em homenagem a Roberto Carlos.  E, neste mês, o grupo Xameguinho, composto por alunos do teatro, coral, danças e esportes, realizou uma apresentação com a temática “Criança brincando de ser criança”.

A importância de inserir os alunos em atividades esportivas e culturais

Para Viviane, quando a criança ou adolescente participa de eventos culturais e esportivos, passa a ter mais responsabilidade e compromisso nas aulas. “Poder ofertar essa oportunidade de se descobrir na cultura, arte, no esporte, faz com que eles passem a ter mais interesse, o que os tira da ociosidade e das ruas”, disse.

Atualmente, o programa está no período de recesso. Quando as atividades retornarem, os alunos do teatro, coral, balé, jazz e ginástica rítmica começarão os ensaios para uma apresentação no final do ano. Outra novidade é que será ofertado balé, no Núcleo da Assembleia em Mucajaí, e futebol no Núcleo em Rorainópolis, modalidades que foram solicitadas pela própria comunidade. “Fechamos com chave de ouro, estamos nos programando para passar coisas novas. Um programa que realmente faz a diferença na vida das crianças, não somente para elas, mas para a família como um todo”, disse.

O programa Abrindo Caminhos foi criado pelo Poder Legislativo em 2016, por meio de um projeto de resolução proposto pelo presidente da Casa, deputado Jalser Renier (SD), aprovado pelos demais deputados estaduais. Atualmente, atende a cerca de dois mil alunos, com idade entre 5 e 17 anos, e oferta as modalidades de balé, jiu-jítsu, coral, teatro, ginástica rítmica, jazz, futebol e informática. Em Boa Vista, a sede fica na avenida São Sebastião, 883, no bairro Cambará.

Texto: Vanessa Brito

Foto: Eduardo Andrade