Brincadeiras, cantigas e o sentimento de voltar a ser criança marcaram a apresentação da quadrilha Xameguinho na festa junina no Parque Anauá, neste sábado (27). O grupo de dança faz parte do programa Abrindo Caminhos, da Assembleia Legislativa de Roraima, e contou com 44 crianças e adolescentes de 7 a 12 anos.
A diretora do programa Abrindo Caminhos, Viviane Lima, explica que o grupo de dança recebeu o convite do Governo do Estado, e contando com esse evento, foi a terceira apresentação do grupo.
“Foi uma apresentação bonita, bateu a emoção e o nervosismo, como se fosse pela primeira vez. Eles estavam super eufóricos e ansiosos”, disse.
Para Bianca Reis, de 11 anos, se apresentar no evento foi uma realização pessoal, ao mostrar o que aprendeu nos últimos dois anos nas aulas de ginástica rítmica do Abrindo Caminhos.
“Sempre quis participar de uma competição ou apresentação, e quando soube dessa oportunidade, já quis me envolver”, explicou.
Adryelle de Souza, de 10 anos, mesmo com os pais viajando por conta do tratamento médico do irmão em Brasília, não deixou de fazer o que mais gosta: dançar.
“Foi muito legal porque o meu desejo é de estar aqui, por causa da quadrilha. Me senti uma princesa dançando ali”, disse.
A tia da Adrielle, Sandra Souza, acompanhou de perto a sobrinha dançando no palco. “Um momento muito especial. Ela sempre gosta de estar envolvidas nesses eventos, sempre tentamos acompanhar”, relatou.
O grupo de dança foi composto pelos alunos do balé, jiu-jítsu, futebol, teatro, coral, futebol, ginástica rítmica, informática e o jazz. O tema da apresentação foi “Criança brincando de ser criança”, uma mistura de dança e diversão, para ressaltar a importância de preservar sonhos e brincadeiras infantis.
A performance contou com a narração da personagem Mariana, interpretada pela aluna de teatro Brenda Teixeira. Além da dança, o grupo cantou as canções tradicionais nordestinas, entre elas “Eu só quero um xodó”, de Dominguinhos.
Programa Abrindo Caminhos
O programa Abrindo Caminhos, da Assembleia Legislativa de Roraima, oferta as modalidades como o coral, balé, ginástica rítmica, jazz, teatro, jiu-jítsu, futebol e informática, para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos. A sede fica localizada na avenida São Sebastião, nº 883, no bairro Cambará.
Texto: Vanessa Brito
Foto: Eduardo Andrade
SupCom ALE-RR