SETEMBRO AMARELO Assembleia Legislativa promove ações de combate à depressão e ao suicídio

Quem passa pela praça do Centro Cívico já deve ter notado que o prédio da Assembleia Legislativa de Roraima está iluminado de amarelo. A intenção é chamar atenção da população para a Campanha Setembro Amarelo, mês mundial de prevenção e combate ao suicídio. Mas além de colorir a fachada, a Casa Legislativa tem a participação direta em políticas públicas que buscam combater a depressão, principal causa das atitudes autodestrutivas.

Um exemplo recente, entrou em vigor uma lei que institui política de tratamento e diagnóstico da depressão em unidades públicas de saúde, fruto de projeto do deputado Neto Loureiro (PMB). Pela lei, ao ser atendido em alguma unidade de saúde, o paciente que demonstrar sintomas de quadro depressivo deverá ser direcionado para atendimento especializado.

Outra lei que estimula as ações contra estes índices é a criação da Semana Estadual de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio, de autoria do deputado estadual Evangelista Siqueira (PT); e o mês Janeiro Branco, dedicado à realização de ações educativas sobre saúde mental, de autoria da deputada Angela Águida Portella (PP).

No começo do ano, a comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Minorias e Legislação Participativa, presidida deputada Catarina Guerra (SD), realizou uma audiência pública que levantou diversas sugestões para melhoria do atendimento às vítimas e prevenção. Devido aos altos índices de tentativas de suicídio em Caracaraí, a comissão, em parceria com prefeitura, estendeu a ação ao município.

CVV – Como Vai Você?

Permitir que as pessoas desabafem e falem sobre seus sentimentos sem receber críticas é um meio de evitar que se pense na morte como solução para as dores. Pelo telefone 188, o Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Em Roraima, o Centro funciona em parceria da Assembleia Legislativa, os plantonistas em Boa Vista podem atender ligações de todo o Brasil e vice-versa.

Você Não Está Sozinho

O tema da campanha Setembro Amarelo é “Você importa, você tem valor, você não está só”, e foi justamente este o tema do documentário produzido pela TV Assembleia, canal 57.3. A produção “Você não está sozinho” mostra depoimentos de pessoas diagnosticadas com depressão, que contam as vitórias e os desafios desta caminhada. A produção informa ainda os serviços de apoio existentes no Estado e a importância de procurar ajuda. O vídeo pode ser acessado no canal https://www.youtube.com/assembleiarr

.

Texto: Vanessa Brito