Pular para o conteúdo

Programa Abrindo Caminhos ajuda a fortalecer a arte do teatro em Roraima

Abram as cortinas, o espetáculo vai começar! Uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade ganha visibilidade especial nesta quinta-feira (19), quando é comemorado o Dia Nacional do Teatro. Em Roraima, uma ferramenta importante para a difusão desta modalidade é o programa Abrindo Caminhos, da Assembleia Legislativa.

O acesso a esta expressão artística é limitado, principalmente em Roraima, devido à falta de incentivo pelo Poder Público. A Assembleia Legislativa vai na contramão e é um dos poucos espaços no Estado que fomenta o teatro e a cultura. Para proporcionar esta aproximação dos jovens com a arte, há três anos o programa disponibiliza o curso de teatro gratuitamente, para alunos de 7 a 17 anos.

Atualmente cerca de 120 crianças e adolescentes fazem teatro no Abrindo Caminhos. Para a professora Kaline Barroso esta é uma arte completa, que envolve mais do que decorar um texto e encenar, e cada parte do processo até a hora de subir ao palco é um aprendizado.

“O teatro trabalha o corporal, a música e artes plásticas, através da confecção do figurino, cenário, maquiagem teatral e literatura por meio do roteiro. A gente trabalha várias linguagens em uma só. O que nós temos a comemorar é a nossa resistência de continuar querendo, para algumas pessoas de maneira utópica, fazer arte no nosso país”, disse Kaline.

Karla Fernandes, de 16 anos, é aluna desde o início do programa. A paixão pelo teatro começou quando a estudante pisou no palco pela primeira vez, quando ela afirma ter encontrado uma vocação. “O teatro se tornou a minha vida, a partir do primeiro espetáculo. Eu percebi que aquilo é o que eu realmente queria, e hoje o que eu busco é a minha carreira dentro das artes cênicas”.

Já para Leandro de Sousa, de 19 anos, esse é um amor antigo. Ele começou como aluno e hoje atua como monitor, auxiliando a professora no Abrindo Caminhos, onde ele teve a oportunidade de, pela primeira vez, ver o sonho virar realidade. “O teatro trabalha várias áreas, tanto interna da pessoa com a questão da autoestima ou como se portar com o público. Aqui a gente tem a oportunidade de saber como é atuar em si e está em contato com a arte”.

Na avaliação da diretora do programa Abrindo Caminhos, está é uma atividade de suma importância porque trabalha o desenvolvimento pessoal das crianças. “Nós temos inúmeros talentos aqui dentro, que entraram crianças hoje estão adolescentes, e a família vem nos procurar para falar que ele já sabe que aquilo é realmente que ele quer. Essa oportunidade faz despertar o sonho dentro de cada criança.”

Texto: Bárbara Araújo

Foto: Alex Paiva

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas