Pular para o conteúdo

Projeto prevê ampla divulgação de direito de reconstrução da mama pelo SUS

Projeto de lei aprovado nessa quinta-feira (26) na Assembleia Legislativa de Roraima prevê o acesso da sociedade a informações sobre o direito à reconstrução mamária pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O autor da matéria, deputado Jeferson Alves (PTB), explica que a proposta partiu da necessidade de garantir a efetivação da Lei Federal nº 9.797/99 que assegura esse direito às mulheres que sofreram perda parcial ou total dos seios durante tratamento de câncer de mama.

O parlamentar pontuou que a situação socioeconômica e o limitado grau de instrução de grande parte das mulheres que sofrem com a doença, dificultam o conhecimento de seus direitos legalmente garantidos. “Hoje a classe mais humilde é impedida de certos benefícios porque a informação não chega. Então, estamos garantindo como lei que essa informação esteja disponível em cartazes, outdoor, propagandas educativas para que aquele que precisa, busque seu direito que já é garantido em lei”, salientou.

Conforme o texto, fica sob a responsabilidade também de hospitais, clínicas, consultórios informar aos pacientes em tratamento de câncer sobre a possibilidade de reconstrução da mama pelo SUS. “O direito à reconstrução mamária promove integração social da paciente e contribui para a saúde emocional da mulher e autoestima. Inibindo quadros depressivos e colaborando ainda para o aumento das chances de cura do próprio câncer”, explicou o parlamentar na justificativa do projeto.

O projeto segue agora para análise governamental.

Texto: Bárbara Araújo

Foto: Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas