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Ação da Assembleia Legislativa atende mais de mil pessoas no Senador Hélio Campos

Mais de mil pessoas foram beneficiadas pela ação de cidadania realizada pela Assembleia Legislativa no Campo do Cachorrão, localizado no bairro Senador Hélio Campos. Além dos serviços de saúde, educação, lazer e cidadania ofertados durante a primeira edição do “Assembleia Tá Na Área”, a população aproveitou o sábado (19) para se qualificar por meio das oficinas promovidas pelos programas permanentes do Poder Legislativo.

O evento começou no início da manhã e seguiu até 17h. Segundo o presidente da Assembleia Legislativa, Jalser Renier, a cada semana um bairro de Boa Vista ou município de Roraima será contemplado com as ações do “Assembleia Tá na Área”. “As pessoas precisam ser valorizadas, assistidas, e por isso, estaremos em todos os bairros da cidade e em todo interior do Estado”.

Enquanto o esposo aproveitou para mudar o visual, no espaço da beleza, dona Francisca Silva, de 67 anos, participou das oficinas de pão e bolo de pote. Ela explica que aprender as receitas sempre foi um sonho, pois a partir de agora irá repassar o conhecimento adquirido para a família e, futuramente, abrir uma panificadora. “Hoje já me considero uma boleira e padeira. Gostei muito de aprender aqui, e vou levar a frente, montando uma pequena padaria na minha casa. Não esperávamos tudo isso hoje e sou grata pela Assembleia”, disse.

Acompanhando a mãe, Andressa Almeida, de 11 anos, participou das atividades lúdicas do Abrindo Caminhos e teve um interesse especial pela Oficina de Laços. “Eu vim de manhã e gostei dos laços que vi. Quando eu terminar de montar meu vou usá-lo, mostrar para os meus colegas da escola e de ensiná-los a fazer”, ressaltou.

Equipe mapeia necessidades dos moradores do bairro

No evento, a equipe do Fiscaliza Roraima prestou suporte a população, com a oferta dos serviços e esclarecimento de dúvidas dos cidadãos. Dos 30 atendimentos realizados, 25 foram para formalizar algum tipo de denúncia, relacionadas a serviços básicos, como educação, saúde e policiamento.

De acordo com a superintendente de Fiscalização, Eumária Aguiar, um mapeamento no bairro é realizado pelos técnicos do programa, para verificar as necessidades dos moradores. “Estamos verificando quais as dificuldades, porque a partir dessa ação, os deputados poderão fazer indicações, pois já estamos nos aproximando do fim do ano e Assembleia Legislativa já começa a mexer no orçamento público e nós estamos aqui para saber as necessidades e ajudá-los”, enfatizou.

O Procon Assembleia também prestou atendimento jurídico. O aposentado Cícero Ribeiro ficou sabendo dos serviços e aproveitou para se informar sobre o saque do FGTS. “Trabalhei 21 anos e quero saber se posso receber o FGTS. Foi legal esse evento aqui perto da casa da gente e facilitou, para que evitássemos enfrentar trânsito para se locomover até o Centro”.

Instituições parceiras reforçam ações de cidadania

Durante o evento, os moradores puderam resolver problemas relacionados ao Seguro Social, energia elétrica e ainda tiveram acesso a serviços médicos como aferição de pressão e atendimentos odontológicos. Além disso, os atendidos usufruíram de um espaço da beleza com cortes de cabelo, maquiagem e design de sobrancelha. Estas atividades foram possíveis por meio de parcerias do Poder Legislativo com o Instituto Embelleze, Faculdades Cathedral, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Roraima Energia.

No espaço da Roraima Energia, as dúvidas mais frequentes eram com relação aos benefícios na tarifa, parcelamento e sobre o consumo de energia. O assistente comercial da empresa, Silvio Carneiro, esclareceu situações aos cidadãos. “A empresa quando vem para eventos assim, ela quer chegar mais perto da sociedade e mostrar como é feito nosso sistema de distribuição, além de apresentar os nossos serviços”, comentou.

No estande do INSS, a equipe de educação previdenciária levou os serviços da instituição. O assistente comercial, Lucas Alves, conseguiu resolver problemas pendentes junto ao INSS durante o evento. “Aproveitei que o INSS estava aqui para resolver um problema que eu enfrentava e, que não tinha resolvido ainda por falta de tempo. Também já fiz meu cadastro para ter as informações do INSS pelo celular”.

 

Texto: Jéssica Sampaio

Foto: SupCom ALE-RR

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