Poderia ser mais uma história de uma aluna que alcançou seus objetivos com ajuda da Escola do Legislativo Cursos Preparatórios. Mas para a recepcionista Josinara Pinho, de 32 anos, a conquista foi em dobro. Além de conseguir um emprego, ela realizou seu maior sonho, a aprovação no vestibular.

O ingresso no curso de Gestão Territorial Indígena da Universidade Federal de Roraima para ela é resultado de muita persistência. Ela conta que teve dificuldades no começo dos estudos. “Eu tinha muita dificuldade em termos de português e redação, mas na Escola ninguém me deixou desanimar. Quando eu fiz a prova falei que não iria conseguir e quando olhei meu nome no 9º lugar, vi o meu sonho sendo realizado”, contou Josinara emocionada.

Josinara nasceu e cresceu na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, e é filha e neta de índios. Para ela, cursar Gestão Territorial Indígena é a chance para conhecer ainda mais a cultura dos povos da região. “Eu acho muito linda a história e, apesar de não ter vivido muito isso, cresci com essas informações. Não vejo a hora das aulas iniciarem para que eu viva tudo isso”. Ela terá que aguentar esta ansiedade até o início do próximo, quando iniciarão as aulas na UFRR.

A agora acadêmica parou de estudar em 2005 para se dedicar à família. Em março deste ano, ela decidiu retornar aos estudos com a ajuda dos cursos de capacitação da Escola do Legislativo. Além do pré-vestibular, na unidade ela recebeu orientações sobre gestão de pessoas, técnicas para recepcionista, comunicação, atendimento ao público, auxiliar administrativo, cerimonial, informática, entre outros.

Depois de tanto conhecimento adquirido, o resultado veio logo, com a tão desejada vaga de emprego. “Quando comecei os cursos, minha intenção era conseguir um emprego, eu sabia que lá eu teria uma oportunidade de enriquecer o meu currículo”.

Há dois meses, Josinara trabalha como recepcionista na Clínica Especializada Coronel Mota. Para ela, o currículo foi fundamental para a contratação. “No momento da minha entrevista, o meu currículo foi o que mais chamou atenção dos contratantes. Foi por meio dos cursos que eu consegui o emprego e, hoje, me sinto completa e capaz de atender qualquer necessidade do meu trabalho”, destacou.

Apoio

Mãe de dois filhos, quando decidiu cair de cabeça nos estudos, Josinara contou com o apoio da família, especialmente do marido Maycon Lima. “Tenho orgulho muito grande dela, porque vi o tanto que ela lutou para conseguir tudo isso aí. Ela tem muita garra e é tudo para mim”, disse o companheiro dela.

Outra incentivadora de Josinara é a professora da Escola do Legislativo, Laeny Amaral, que expressa carinho e admiração. Laeny explica que a conquista dos alunos também é conquista para a Escola. “Quando os alunos chegam à instituição, muitas pessoas já chegam desacreditadas do que poderão conseguir. Tudo isso é uma conquista também para a Escola do Legislativo, porque tá fazendo o diferencial e, essa proposta do Poder Legislativo, é incrível”.

A Escola do Legislativo Cursos Preparatórios, Unidade Silvio Botelho, oferta cursos voltados para a área de idiomas, informática, capacitação, preparatórios para concursos e ENEM/Vestibular. Os interessados podem ligar no telefone 98402-3402, ou mesmo ir até a unidade, localizada na Rua Sólon Rodrigues Pessoa, nº 1313.

Texto: Jéssica Sampaio
Foto: Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR