Apresentações do Abrindo Caminhos em Rorainópolis marcam encerramento das aulas no município

Dezembro é sinônimo de festa até no encerramento das atividades do programa Abrindo Caminhos em Rorainópolis. No município, localizado a 263 quilômetros da capital, 482 alunos concluíram as atividades na noite desta segunda-feira (16). Para marcar o encerramento do ano letivo, as crianças e adolescentes compartilharam com a comunidade uma mostra do que aprenderam no decorrer do ano em várias apresentações culturais.

O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Jalser Renier (SD), participou do encerramento das atividades e anunciou a ampliação do núcleo para o atendimento de mais pessoas. “Ano que vem teremos uma estrutura bem melhor do que a desse ano, porque vamos intensificar nossos programas e levar os alunos para competir em outros estados”, pontuou.

As alunas do balé realizaram nove apresentações com coreografias que emocionaram o público presente. A turma de jiu-jítsu exibiu golpes e as medalhas conquistadas neste ano. Os alunos da turma de inglês kids cantaram a música “A Gift to You” (Um Presente Para Você). Os alunos do coral também se apresentaram. Integrantes da Orquestra Sinfônica de Rorainópolis (OASIR) foram convidados para participar do evento. Salas temáticas foram montadas para o entretenimento da garotada.

Fazendo balé há mais de um ano, Astrid Hernandes, de 11 anos, demonstrou gratidão por fazer parte do programa. Morando no município há três anos com a família, ela agradeceu o que o Abrindo Caminhos tem feito em sua vida. “Quando cheguei aqui, me entusiasmei em fazer balé, todos me deram atenção e me ajudaram muito. Eu já decidir o que fazer quando eu crescer: serei bailarina”.

Para dar continuidade nos sonhos, Astrid conta com o apoio da mãe, a dona de casa Xiorimar Bello, que não economiza elogios ao falar sobre como o programa foi importante na vida da filha. “Muita gente me parabeniza por causa dela e eu fico muito feliz por isso. O que ela faz aqui é uma motivação para ter mais disciplina e eu fico feliz dela está aqui fazendo esse curso”, comentou.

Em Rorainópolis, o programa Abrindo Caminhos atende a comunidade com aulas de balé, futebol, jiu-jítsu e coral. Segundo a coordenadora do núcleo, Carla Serra, houve uma grande evolução dos alunos. “Tem muita mãe que vem agradecer o programa porque eles [alunos] melhoram tanto em casa como na escola e nós estamos sempre fazendo esse acompanhamento junto com eles”.

Incentivo à educação

A deputada Ione Pedroso (SD) participou das apresentações e parabenizou a participação tanto dos pais, dos professores e principalmente dos alunos pelo resultado alcançado em 2019. “É muito lindo e gratificante chegar aqui e ver esse espetáculo tanto das crianças, como dos adolescentes. É um sinal de que realmente o trabalho está sendo bem feito”.

O prefeito do município, Leandro Pereira (SD), agradeceu ao deputado Jalser Renier pelas atividades desenvolvidas em Rorainópolis, que, segundo ele, estão mudando a vida das pessoas. “Para nós é uma satisfação ter um resultado tão positivo na vida de tantas pessoas, aqui, a prova disso são as crianças e adolescentes demonstrando o respeito e carinho por esse trabalho”, enfatizou.

O núcleo da Assembleia Legislativa em Rorainópolis atende crianças de 5 a 17 anos, por meio do programa Abrindo Caminhos e oferece cursos de idiomas e aperfeiçoamento profissional para jovens e adultos na Escola do Legislativo. As atividades da Escola do Legislativo encerram no próximo dia 21. Interessados em informações sobre os cursos, podem procurar a sede da Unidade, localizada na rua Maranhão, s/n, no Centro.

Texto: Jéssica Sampaio

Foto: Isaías Amaral