Aos 43 anos, aluna da Escola do Legislativo passa em primeiro lugar para biologia na UFRR

“Pra mim, a ficha vai cair quando eu fizer a minha matrícula na Universidade”, conta Rosa Elana Rodrigues, de 43 anos, aprovada em primeiro lugar para o curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UFRR (Universidade Federal de Roraima). Ela atribui parte desta conquista ao curso preparatório que realizou na Escola do Legislativo Cursos Preparatórios.

Assim como Rosa, mais 24 alunos também passaram nos vestibulares da UFRR e IFRR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima) para os cursos de Agronomia, Antropologia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Jornalismo, Direito, Física, Letras em Libras, Português e Inglês, Matemática, Pedagogia, Química, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão de Turismo e Gestão Hospitalar.

Rosa agradeceu o apoio da Assembleia Legislativa de Roraima por ofertar a ela e a milhares de outros vestibulandos um curso preparatório gratuito. “Foi muito importante pra mim. Sem a Escola [do Legislativo] eu não teria chegado até aqui porque não teria condições de pagar um curso, de expandir meu conhecimento”, agradeceu.

A futura acadêmica conta que às vezes faltava o dinheiro para condução, e ela saía do bairro Asa Branca até o Pintolândia, a pé, para não perder aula, um percurso de pouco mais 3 quilômetros. Quando voltava para casa, pegava o conteúdo explicado em sala para revisar.

Ela chegou a cursar Ciências Biológicas em uma faculdade particular, mas teve de interromper o curso por falta de recursos financeiros. Este foi o primeiro vestibular que ela fez para uma instituição pública, pois antes não se sentia preparada para a ampla concorrência. Para ela, todo este esforço valerá a pena, pois este é um curso almejado por ela. “Uma área de descobertas e que me interessa muito, me instiga muito.”

A experiência de Rosa com a Escola do Legislativo continuará, pois assim como do preparatório para o Enem/Vestibular, a aluna também participou de módulos iniciais nos cursos de Libras (Língua Brasileira de Sinais), Atendente de Farmácia e Espanhol.

Preparatórios para concursos, Enem e vestibulares continuarão em 2020

A Escola do Legislativo Cursos Preparatórios, em dois anos com oferta de preparatórios, já ajudou cerca de 80 pessoas a ingressarem em instituições de ensino superior e a preencherem cargos no serviço público por meio de concursos.

A proposta, conta a diretora da Escola do Legislativo, Cristina Mello, é atender as demandas da comunidade e, para isto, a instituição continuará com os preparatórios gratuitos e com material para estudos. “Hoje nós sabemos que os concursos estão aí, não param os editais e esses ‘concurseiros’ estão sempre presentes isso é importante porque a cada preparatório temos notícias boas com aprovados, com classificados”.

Em 2019, A Escola ofereceu preparatórios para concurso das Polícias Civil e Militar, para secretarias da Prefeitura de Boa Vista, do IFRR, para o Enem e vestibular.

Texto: Yasmin Guedes

Foto: H. Emiliano