Poder Legislativo auxilia a fortalecer ensino em escolas nos municípios

Neste semestre, profissionais de seis municípios serão orientados para executarem o Documento Curricular de Roraima (DCRR), que propõe melhorias na educação. O Centro de Apoio aos Municípios (CAM), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), participa desta ação que, nesta segunda-feira (3), capacitou 250 profissionais de educação de Iracema e Mucajaí.

A capacitação é realizada pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Roraima (Undime), conforme Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contendo as novas tendências, metodologias educacionais, e definições do que deve ser aprendido a cada etapa da vida escolar.  No ano passado, o CAM forneceu assessoria técnica e oficinas práticas aos profissionais de educação dos 14 municípios do interior.

Nesta etapa será implantado o documento elaborado no ano passado. O CAM disponibilizou a logística para os encontros. “Todo o reforço que os munícipios precisam estão à disposição através da Assembleia Legislativa de Roraima. Nesta parceria que o presidente Jalser Renier tem reforçado com os prefeitos e os secretários municipais”, explicou a assessora pedagógica do CAM, Ana Célia Paz.

Os encontros iniciaram em janeiro, para os profissionais de educação de São João da Baliza. Em Iracema e Mucajaí, a ação segue até terça-feira (4).  Nos dias 19 e 20, é a vez do município de Pacaraima, depois Rorainópolis e Uiramutã. Após os encontros de orientação, a equipe fará o acompanhamento dos profissionais de educação, para implantação do DCRR até 2022. ” O nosso grande objetivo é mudar os indicadores educacionais, ou seja, a aprendizagem das nossas crianças”, explica o presidente da Undime, Nonato Vilarins.

Expectativa define o professor de ensino fundamental, Antônio Pompeo, de 51 anos, ao dizer que essa ação poderá sanar desafios enfrentados em sala de aula. Ele atua na educação há cinco anos em Iracema.” As dificuldades que nós temos na sala de aula no município é a leitura e as operações matemáticas.Com uso das tecnologias, vai facilitar mais ainda.”

Texto: Vanessa Brito

Foto: H. Emiliano