Procon Assembleia alerta para golpe de pagamento por aproximação do cartão

A tecnologia facilita a vida da população na hora das compras, porém essa praticidade em mãos erradas pode causar prejuízos ao bolso do consumidor. O Procon Assembleia alerta para um golpe que utiliza o pagamento por aproximação do cartão.

Tecnologia NFC (Near Field Communication),

Este tipo de pagamento ocorre por meio de uma tecnologia NFC (Near Field Communication), que em português significa comunicação por campo de proximidade. Com isso é possível fazer pagamento em débito e crédito sem precisar inserir o cartão na máquina, apenas aproximando com uma distância de menos de 10 centímetros, sem solicitação de senha.

Segundo o diretor do Procon Assembleia, Jhonatan Rodrigues, golpistas aproximam máquinas com essa tecnologia, e debitam valores do cartão das vítimas sem que elas percebam, principalmente em lugares de grande movimentação.

“Agora os criminosos estão investindo nesse golpe, então o Procon Assembleia vem alertando aos consumidores, que vejam as condições do banco, e desativem essas funções. Caso ande em lugares com bastante pessoas, que possam se prevenir, para evitar cair em golpes dessa natureza.”

O diretor orienta que o consumidor que usa esse serviço desative no banco. Outra dica é guardar o cartão em local seguro e que não fique longe da vista, como no bolso de trás de uma calça, mochila ou bolsa atrás do corpo.

Quem tiver dúvidas sobre o assunto ou desejar denunciar alguma irregularidade pode procurar o Procon Assembleia, localizado na rua Agnelo Bittencourt, 232, Centro, ou ligar para o telefone 4009-4826.

Texto: Vanessa Brito

Foto: H. Emiliano