Pular para o conteúdo

Programa Abrindo Caminhos ganha nova sede nesta quarta-feira

A Assembleia Legislativa de Roraima vai inaugurar nesta quarta-feira (4), a partir das 17h, o novo prédio do programa Abrindo Caminhos. A nova estrutura funcionará na avenida Ataíde Teive, nº 3.510, no bairro Buritis, próximo à feira do Passarão. Com a mudança, o programa ampliou sua capacidade e poderá atender até 4 mil alunos.  O ator e artista circense Marcos Frota será o convidado especial para a inauguração.

“Quero convidar toda a população, amigos, e principalmente pais dos alunos, pois estaremos com uma sede nova. São crianças que estarão tendo suas vidas mudadas com muita responsabilidade, com os melhores profissionais, com condições para que os alunos possam estudar, com todo o conforto que uma instituição pública possa dar para estas crianças” disse o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, Jalser Renier.

O programa funcionava desde 2016 no bairro Cambará, também na zona Oeste da Capital, mas agora terá um espaço mais amplo, com salas específicas para as atividades, como três para a dança, uma para o coral e a ginástica rítmica, uma para informática, uma sala de música, outra para o teatro, uma para o karatê e jiu-jítsu, além da coordenação e espaço de convivência.

A novidade de 2020 será a implantação do núcleo para atendimento a crianças e adolescentes autistas. O chamado “Espaço Azul” terá dois consultórios, sala de musicalização e arteterapia, cantinho do relaxamento e brinquedoteca. “Fico muito feliz, pois teremos o Espaço Azul, um compromisso que firmamos lá atrás, para atender estas crianças com autismo. Com este novo prédio, teremos ainda condições de atender a outras demandas dos pais e fazer desta a melhor unidade de ensino do parlamento em todo o país”, afirmou o presidente.

 

De acordo com a diretora do programa, Viviane Lima, os integrantes do Espaço Azul receberão atendimento e participarão das atividades do programa Abrindo Caminhos. As inscrições para o público com autismo serão abertas nas próximas semanas. Para isto, os pais ou responsáveis por crianças e adolescentes autistas, com idade entre 5 a 17 anos, deverão apresentar documentos oficiais de ambos e um laudo médico. “As mães terão que trazer o laudo das crianças a documentação dos pais e será feita uma avaliação, toda uma receptividade”, explicou.

Cerca de 3 mil crianças e adolescentes de 5 a 17 anos estão inscritos para as atividades até o momento, mas novas vagas serão abertas nos próximos meses. Ainda segundo a diretora, este mês serão abertas inscrições para aulas de flauta. Para outras modalidades, os interessados devem se dirigir à sede do programa Abrindo Caminhos. “Dependendo da idade da criança, no período da manhã temos ainda algumas vagas, poucas, mas ainda temos”.

O programa

Implantado pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Roraima em novembro de 2016, o programa Abrindo Caminhos registrou em 2019 aproximadamente 2 mil atendimentos em Boa Vista feitos a crianças e adolescentes nas modalidades de balé, jiu-jítsu, futebol, informática, coral, teatro, jazz, ginástica rítmica. Para este ano, duas novas modalidades entraram para grade do programa: karatê e violão.

O programa atende ainda crianças de Alto Alegre, Rorainópolis, Caracaraí e Mucajaí, por meio dos Núcleos do Poder Legislativo no Interior do Estado.

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Jader Souza

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas