Nesta quarta-feira (11), a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, da Assembleia Legislativa de Roraima, deliberou três projetos que estabelecem políticas voltadas para as mulheres. As propostas criam um estatuto de proteção para a funcionária pública e parlamentar, além de medidas contra assédios e outros tipos de violência.
O projeto referente à criação do estatuto é de autoria da deputada Yonny Pedroso (SD), para que seja executado na esfera política e nos órgãos estaduais. Também foram analisados projetos de autoria da deputada Angela Águida Portella (PP), instituindo nas escolas públicas a Semana Estadual de Conscientização Contra a Violência Contra a Mulher e outro que cria o dia Estadual do Aleitamento Materno, no dia 1 de agosto.
Na reunião, os projetos receberam parecer favorável pelas deputadas, e agora seguem para votação em plenário. Para a presidente da comissão, Betânia Almeida (PV), se as proposições forem aprovadas e efetivadas, vão ajudar a melhorar a qualidade de vida das mulheres roraimenses.
“São projetos maravilhosos, que trabalham no combate e na prevenção da violência doméstica, quanto trabalhamos com isso, ganhamos muito mais. Tenho certeza que os demais deputados terão a mesma visão que nós mulheres.”
A comissão é composta ainda pelas deputadas Catarina Guerra (SD) como vice-presidente e Lenir Rodrigues (Cidadania), Tayla Peres (PRTB) e Aurelina Medeiros (Pode) como membros.
Texto: Vanessa Brito
Foto: Alfredo Maia
SupCom ALE-RR