Pular para o conteúdo

Dúvidas sobre compras pela internet são as mais frequentes entre adolescentes

Como parte da programação pelo Dia do Consumidor, alunos de três escolas, entre públicas e particulares, tiveram uma aula diferenciada: Direitos e Deveres do Consumidor nesta terça e quarta-feira (10 e 11). Os alunos foram informados sobre o amparo ao cliente na hora das compras, direitos e deveres dos fornecedores de produtos ou serviços.

Os estudantes foram participativos e apresentaram várias dúvidas. Os principais questionamentos foram sobre compras pela internet, garantia, política de troca, compra em comércio de rua, práticas abusivas e conservação de alimentos.

A ação educativa do Procon Assembleia foi conduzida pelo diretor do Procon Assembleia, Jhonatan Rodrigues, que explicou sobre as aplicações do CDC (Código de Defesa do Consumidor) e mostrou as dependências do Procon, como as salas de atendimento inicial e de audiência de conciliação.  “Todas essas foram dúvidas desses cidadãos que estão se formando, estão na adolescência e que futuramente passarão a ter grandes relações consumeristas”, pontuou o diretor do Procon Assembleia, Jhonatan Rodrigues.

A estudante Júlia Braga disse que já passou por situações em que caberia o uso do Código de Defesa do Consumidor, mas, por não conhecer os direitos, deixou passar algumas situações, principalmente sobre alimentos e mau atendimento. Sobre a aula diferenciada, ela diz que achou interessante e que agora sabe a quem recorrer quando precisar. “Aprendemos e nos aprofundamos em algo que é muito importante para todos nós”.

Já a professora de História Suelen Galvão destacou a necessidade de encontros como este para o desenvolvimento destes adolescentes como futuros consumidores conscientes e conhecedores dos direitos na hora da compra. “Vai acabar facilitando o processo do conhecimento e também vai criar um vínculo maior com situações do nosso dia a dia”, frisou.

O Procon Assembleia está disponível para receber e/ou promover ações educativas em instituições de ensino. A solicitação pode ser feita na sede localizada na rua Agnelo Bittencourt, nº 232, Centro de Boa Vista. Outras informações pelo 4009-4826.

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Reprodução/TV ALE

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas