Vendas pela internet requerem atenção redobrada; confira dicas

Seja de forma presencial ou pela internet, para vender é preciso satisfazer o cliente. No entanto, pelas redes sociais, estas vendas requerem mais atenção e cuidados diferenciados. Uma dica para quem trabalha nessa área são os cursos de Técnicas de Vendas e de Atendimento ao Cliente, ofertados gratuitamente na Escola do Legislativo, pela plataforma de ensino à distância.

Agatha Cristel trabalha há oito anos com vendas na área da moda feminina. Nesse período de pandemia, sua loja física está fechada, e agora ela enfrenta um novo desafio: vender pelas redes sociais. “Tem sido desafiador pois o meu cliente não pode vir até a minha loja. Os desafios também estão na hora comprar minhas mercadorias, pois tem sido feito de forma online, isso tem dificultado um pouco”, explicou a vendedora.

Nívea Santana, professora do curso Técnicas de Vendas, da Escola do Legislativo, explicou que para conseguir um bom resultado nas vendas online é necessário buscar um diferencial. Sem o contato olho no olho com o cliente, a dica é buscar algo diferente, que chame atenção de quem vai comprar.

Outra dica é ficar atento às mensagens recebidas, para não deixar o cliente esperando. “Certifique-se de que você atendou todos os clientes no dia, olhe a sua caixa de mensagem, veja se todas as demandas foram atendidas, não deixe os clientes esperando, pois com isso seu negócio pode perder a credibilidade”, explicou a professora.

Publicar conteúdos relevantes sobre o produto pode ajudar o cliente na hora da compra online. “Algumas pessoas têm receio de fazer negócios online, então você precisa passar confiança para o cliente, mostrar que você entende do assunto, e sabe do que está vendendo”, orientou a professora.

A comunicação também é fundamental como estratégia de venda online. “Tenha sempre empatia, se coloque no lugar do cliente, e se apresente com uma comunicação clara, objetiva e firme”. Caso ocorra algum problema com o produto, ou com a entrega, o correto é avisar o cliente com antecedência. “Se você identificar alguma falha, avise o cliente antes, pois isso fideliza e mostra que sua empresa é de confiança para fazer a compra”, explicou Nívea.

Uma boa alternativa para ser adotada é a forma como você vai mostra seu produto ao cliente. Fotografias e vídeos têm mais engajamento que texto, além disso, manter um diálogo diário com os internautas, é uma forma de fidelizar a marca da empresa. “Nas vendas online a única coisa que pode ser analisada é a voz do cliente, o tom que ele está falando com você, por isso todo desempenho das vendas dos seus produtos pelas redes sociais vai depender da sua criatividade”, finalizou a professora.

Cursos

As inscrições para os cursos disponibilizados pela plataforma de ensino à distância da Escola do Legislativo encerram hoje (27), às 23h59. Ainda há vagas para 20 cursos na área da saúde, administração, informática, vendas e no preparatório para disciplinas jurídicas.  As inscrições podem ser feitas no site da Assembleia Legislativa no endereço eletrônico: https://al.rr.leg.br. Mais informações pelo telefone 98402-3402.

Texto: Ana Lucia Montel

Foto: Eduardo Andrade e D. Moraes