Indígena do Uiramutã quer ser médico para atender comunidade

Para Hugo Perreira, de 22 anos, ser médico será uma forma de suprir uma das principais carências da sua comunidade: o acesso à saúde de qualidade. Ele é da comunidade indígena de Uiramutã, homônima do município, a cerca de 300 quilômetros de Boa Vista. Hoje ele vive na capital para estudar, e para alcançar seu principal objetivo, ele conta com o apoio da Escola do Legislativo, que oferta o um curso virtual preparatório para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

“Estou em busca para alcançar esse sonho e sei que preciso ser paciente. Está sendo um desafio muito grande, na minha infância na parte escolar não foi tão fácil. Meus pais são agricultores e eu quero fazer medicina para ajudar minha comunidade, ajudar meu povo”, disse Hugo.

Há quatro anos, quando terminou o Ensino Médio, o jovem saiu da comunidade para estudar. Atualmente ele mora em Boa Vista, e divide um apartamento cedido com seis amigos, também da comunidade. Ele tenta uma vaga nas universidades Federal e Estadual de Roraima (UFRR e Uerr).

Durante esse período, Hugo vem estudando com recursos da internet, videoaulas, livros, e já participou de outros preparatórios. Porém por causa da pandemia do coronavírus, para não parar a rotina de estudos, ele se inscreveu pela primeira vez no preparatório a distância da Escola do Legislativo. “Eu estudo em casa, com livros, pela internet também, e agora vou fazer parte desse preparatório, acredito que vai me ajudar muito, tudo que eu quero e conseguir essa vaga para ajudar meu povo.”

Os alunos matriculados no preparatório para o Enem iniciaram as aulas no último dia 24. Os conteúdos ficarão disponíveis na plataforma até o dia 20 de julho. “Você que fez sua inscrição, tanto de Boa Vista quanto de outro estado, pode entrar no site da Assembleia Legislativa e iniciar suas aulas, aproveite, estude tira dúvidas com os professores, consulte o seu material digital”, explicou a diretora da Escola do Legislativo, Cristina Mello.

Os alunos matriculados terão aulas de todas as disciplinas da grade do Ensino Médio, que são cobradas na prova do Enem: geografia, história, física, química, sociologia, filosofia, matemática, espanhol, literatura, gramática e redação.

Todas as aulas, assim como as apostilas para o preparatório estão disponíveis no site da Assembleia Legislativa, no endereço www.al.rr.leg.br. Para ter acesso basta clicar na Plataforma EAD da Escola do Legislativo, colocar o login e senha. Quem tiver dificuldades na hora de acessar ou desejar mais informações pode entrar em contato pelo telefone (95) 98402-3402.

Texto: Ana Lucia Montel

Foto: Arquivo Pessoal