Pular para o conteúdo

Projeto aprovado propõe tratamento para danos psicológicos causados pela covid-19

Para atender as pessoas que necessitam de cuidados com a saúde mental diante dos impactos da covid-19, os deputados aprovaram um projeto de lei autorizando o Poder Executivo a contratar profissionais para atender esta demanda, presencialmente ou virtualmente. A aprovação ocorreu na sessão plenária remota da Assembleia Legislativa de Roraima nesta terça-feira (1).

A proposta foi apresentada pelo deputado Evangelista Siqueira (PT). O projeto prevê a contratação em caráter de emergência de psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais. O atendimento poderá ser voltado para adultos, adolescentes, crianças e idosos.

A proposta é garantir atendimento às pessoas que estão sofrendo de depressão, e outros danos psicológicos em decorrência da covid-19. “As pessoas que sofrem de depressão, ou que estão enfrentando dificuldades diversas para passar por este momento dramático da nossa história, estão necessitando do auxílio do Estado para superar o sofrimento”, justificou o autor da proposta.

O parlamentar descreve que há pessoas que estão sofrendo por perder um familiar ou amigo pela covid-19. “Muitos não conseguem suportar a perda de entes queridos que foram infectados e não sobreviveram ao vírus e, na maioria dos casos, nem puderam ser velados pelos familiares. Outros não estão conseguindo lidar com o impacto emocional gerado pelo confinamento social.”

Segundo a matéria aprovada, a contratação dos profissionais terá duração de seis meses, com a possibilidade de ser prorrogada. Caso o Governo do Estado opte por implantar a medida, a Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) definirá o quantitativo de profissionais a serem contratados.

O projeto aprovado segue para análise do Poder Executivo, que pode vetar ou sancionar a medida.

Texto: Vanessa Brito

Foto: Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas