Pular para o conteúdo

BLACK FRIDAY Procon Assembleia alerta: consumidor deve tomar cuidados nas compras virtuais e físicas

Uma das promoções mais aguardadas durante o ano todo é a Black Friday (“sexta-feira negra” em tradução livre). A “megaliquidação” ocorre sempre na última sexta-feira de novembro. Para evitar enrascadas ou falsas promoções é importante que o consumidor fique atento. Por isso, o Procon Assembleia alerta para que a população não tenha seus direitos violados ou caiam em golpes tanto em compras virtuais, quanto físicas.

O dia é uma tradição dos Estados Unidos e aqui no Brasil o comércio aderiu como forma de impulsionar as vendas de fim de ano. Esse ano a promoção ocorre oficialmente no dia 27 de novembro. Muitas lojas já iniciaram suas promoções. Contudo, os compradores devem pesquisar os preços com antecedência para não caírem em falsas promoções ou até mesmo em golpes, principalmente em compras realizadas pela internet.

O advogado do Procon Assembleia, Samuel Weber, explica que os consumidores devem estar atentos às regras de troca e devolução, já que o Código de Defesa do Consumidor não garante a troca de produtos sem defeitos “ Todos os produtos têm uma garantia de no mínimo 30 dias, caso o produto apresente defeito. Exceto aqueles que não possuam nenhum defeito”.

Além disso, o Procon destaca alguns pontos que os consumidores devem observar ao realizar compras em lojas físicas e virtuais. Esses alertas servem para que os consumidores evitem problemas no futuro com troca, devolução e prazos de entregas dos produtos.

  • Pesquisar com antecedência
  • Realizar as compras em sites seguros
  • Verificar as políticas de troca e devolução de cada estabelecimento
  • Checar a disponibilidade dos produtos comprados

Expectativa

Segundo dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), as vendas da Black Friday deste ano devem movimentar cerca de R$ 6,9 bilhões na economia do país, o que representa um crescimento de 77% em relação ao ano anterior. As maiores vendas devem ser nos setores de telefonia, eletrodomésticos e eletrônicos.

A expectativa dos comerciantes para a Black Friday deste ano é grande. A data antecede o natal e ajuda a fomentar as vendas de fim de ano. Segundo o gerente de loja Wesley Alves “As vendas desse ano devem superar as do ano passado, devido o consumidor está economizando o ano inteiro para a promoção”.

Os consumidores que tiverem dúvidas ou precisarem de orientações, o Procon Assembleia está à disposição com atendimentos pelo número (95) 98401-9465, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Texto: Bruna Gomes

Foto: Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas