Pular para o conteúdo

Yonny Pedroso pede que população seja ouvida em caso de medidas mais drásticas de isolamento

Participando virtualmente da sessão plenária desta quinta-feira (04), a deputada Yonny Pedroso (SD) propôs que caso medidas mais drásticas de isolamento sejam adotadas, como o decreto de lockdown (confinamento), a população e comerciantes sejam convidados para discutir as medidas que impactam diretamente na vida da população e na economia do Estado.

A deputada apresentou um projeto de lei com o qual busca mais participação da população na tomada de decisão dos Poderes em caso de um possível lockdown. “Temos acompanhado inúmeros protestos de diversas classes da economia que estão sendo prejudicadas. É muito importante que a gente escute a população e os empresários”.

Yonny criticou medidas adotadas na Capital, tendo em vista que, segundo ela, essas restrições prejudicam a economia e comprometem a renda de milhares de famílias. “Esses estabelecimentos que estão sendo fechados não são responsáveis pela disseminação do vírus. Eles seguem as medidas de segurança. O que contribui para a propagação da covid-19 são as festas clandestinas e aglomerações. Não sou contra o lockdown, mas qualquer medida deve ser muito bem pensada”.

Para gerar mais transparência nas decisões que afetam diretamente o funcionamento do comércio, o projeto propõe que até 48 horas antes de qualquer determinação sobre fechamento de estabelecimentos comerciais, industriais, ou se for decretado um confinamento geral, que os representantes de lojistas, empresários locais, donos de restaurantes, bares e hotelaria sejam chamados para reuniões com representantes do governo e do Poder Legislativo para discutir as medidas.

A deputada Angela Águida Portella (PP) apoiou o discurso da colega de Parlamento, e mencionou que os impactos ocasionados por longos períodos de isolamento afetam tanto a economia como a saúde mental da população. “Muitas empresas estão fechando durante esse isolamento e terminam indo à falência. Isso acarreta aumento do desemprego no Estado e acarreta outros problemas na vida das pessoas”.

Por fim, a deputada Yonny Pedroso ressaltou a importância da vacinação em massa da população para a retomada da economia, tendo em vista que o Estado tem apenas 5% da população vacinada.

Texto: Bruna Gomes

Foto: Jader Souza

Supcom ALE – RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas