ESCOLEGIS Inscrições para os cursos de Inglês Básico e Espanhol Básico ainda estão disponíveis

Todos os anos milhares de brasileiros procuram aprender uma segunda língua, seja para incrementar o currículo, imergir numa outra cultura ou até mesmo para manter o cérebro mais ativo. E a Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALERR), por meio da Escolegis (Escola do Legislativo), mais uma vez oferta ensino remoto para os cursos de Inglês e Espanhol básicos, uma forma de proporcionar conhecimento, de maneira gratuita e sem sair de casa.
As aulas iniciam na próxima sexta-feira, 18, e se estendem até o dia 1º de abril. Os alunos terão acesso ao material didático (apostilas virtuais e vídeos) e ao certificado de conclusão. Um fórum de interação entre professores e alunos, para resolução de dúvidas, também foi disponibilizado.
Para a funcionária pública, Mirian Santos Vieira, 23 anos, que se apaixonou pela língua inglesa na adolescência lendo as tragédias de Shakespeare e se inscreveu no curso da Escolegis, essa será a oportunidade de colocar em prática o sonho antigo de compreender as funcionalidades do idioma.
“Quando fui prestar o vestibular não entrei para Letras/Inglês por não ter uma base da língua, tanto falada como escrita, e acabei entrando pra Letras/Português. Agora, busco entender a gramática e a pronúncia. A formação de palavras e a aplicação no dia a dia”, comemora.
A jovem ainda pontua a importância do inglês nos concursos e processos seletivos, como um diferencial na aprovação. “É importante destacar também que muitos processos seletivos e concursos trazem a língua inglesa na avaliação, desta forma, acredito que o curso vá aumentar muito o meu embasamento no campo linguístico desse idioma”, pontua.
A professora de Inglês da Escola do Legislativo, Amanda Silveira, corrobora com essa ideia, uma vez que para ela a apropriação da língua tem relevância no mercado de trabalho, na academia e até mesmo para quem quer viajar pelo mundo. “Acredito que o currículo enriquecido com uma língua estrangeira, tem um peso maior na questão de trabalhar, estudar, de conseguir ler livros em inglês, fazer viagens”.
Já o aprendizado do espanhol, segundo o professor de Espanhol da Escolegis, Daniel Juan Pavez Carrillo, é imprescindível para brasileiros, uma vez que dos 21 países que falam a língua, sete fazem fronteira com o Brasil. “Além da zona comercial como Mercosul, o idioma já é a nossa segunda língua tanto no âmbito de trabalho, estudos ou comércio exterior”, destaca o professor.
Ainda de acordo Carrillo, num mundo cada vez mais integrado, participativo, aprender espanhol não é uma opção, é uma obrigação. “O exemplo pode ser dado no nosso quintal, pois com a crise migratória venezuelana, os roraimenses – população, empresas, comércios, instituições públicas –, precisaram também se adaptar aos falantes da língua espanhola”, completou.
Inscrições
Os interessados nos cursos online de Inglês Básico e Espanhol Básico ainda podem se inscrever no site da Assembleia Legislativa (www.al.rr.leg.br), nesta terça-feira (15), clicando no banner, sendo redirecionados para a plataforma dos cursos. Cada modalidade conta com 727 vagas. Vale destacar que é possível escolher até três cursos na grade disponibilizada pela Escolegis.
Confira os demais cursos disponibilizados:
⦁ Educação Especial – Módulo I
⦁ Educação Especial – Módulo II
⦁ Educação Especial – Módulo III
⦁ Libras (Língua Brasileira de Sinais)
⦁ Marketing para Redes Sociais
⦁ Técnicas para Garçons – Módulo I
⦁ Técnicas para Garçons – Módulo II
⦁ Auxiliar Administrativo Comercial
⦁ Auxiliar Administrativo de Departamento Comercial
⦁ Inglês Básico
⦁ Espanhol Básico
A Escolegis adotou a forma virtual desde abril de 2020 devido às medidas de segurança sanitária contra o novo coronavírus. Desde então, foram mais de 33 mil alunos inscritos na plataforma em mais de 100 mil inscrições.
Texto: Suellen Gurgel
Foto: Tiago Orihuela