Presidente da ALE-RR reforça apoio ao Executivo para obras no sul do Estado

Neste sábado (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, Soldado Sampaio, e mais seis deputados estaduais acompanharam o governador Antonio Denarium (Sem Partido) em uma visita técnica a obras no sul do Estado, uma delas executada com recursos provenientes de emenda parlamentar.

Sampaio conheceu projetos desenvolvidos em parceria com as prefeituras de São Luiz e São João da Baliza. No primeiro município, o chefe do Poder Legislativo Estadual acompanhou a entrega de 50 mil mudas de cacau para produtores da região.

O objetivo da iniciativa é proporcionar uma nova opção de geração de renda para os agricultores familiares de São Luiz, que sobrevivem da produção de óleo de dendê.

“É um projeto que tem o apoio da Assembleia Legislativa. Parabenizo o governo do estado pela iniciativa. Através do plantio de cacau vamos gerar renda e emprego no campo. O incentivo à rotação de culturas vai proporcionar que os agricultores possam explorar novos cultivos, e assim, diminuir os impactos ambientais e ter opções de negócios para investir”, pontuou Sampaio.

Para o presidente da Comissão de Agricultura, Gabriel Picanço (Republicanos), o auxílio vai impulsionar o setor produtivo. “Com o apoio dos secretários de Estado, o governador Antonio Denarium tem levado desenvolvimento para o homem do campo. Ele tem se preocupado com o futuro do nosso estado”.

Ao vistoriar o terreno onde será construído um complexo esportivo na comunidade Novo Paraíso, em São Luiz, Antonio Denarium destacou a importância da parceria com o Poder Legislativo Estadual. “Por meio das indicações parlamentares e da destinação de emendas individuais, os deputados estaduais têm garantido a execução de ações e projetos importantes para a população”.

A obra tem orçamento de R$ 2,8 milhões e será custeada com verba liberada pela deputada Tayla Peres (PRTB). “Nessa localidade não tem sequer uma praça. Fui procurada pelos moradores que pediram esse complexo esportivo. Levei essa demanda para o governador, destinei recursos e ele viabilizou. Aqui vai ter campos de futebol e voleibol e outros espaços para as famílias”.

Ainda no município, a comitiva esteve na Vila Moderna para fiscalizar a obra de construção de um poço artesiano que vai fornecer 15 mil litros d’água diariamente. O grupo era composto ainda por Eder Lourinho (PTC), Jânio Xingu (PSB), Chico Mozart (Cidadania), e Lenir Rodrigues (Cidadania).

Já em São João da Baliza, a comitiva participou da inauguração da Escola Estadual João Rodrigues da Silva. A prefeita Luiza Maura (SD) apontou a importância das visitas. “Essa união de esforços contribui muito para o fortalecimento e o desenvolvimento do nosso estado porque o nosso povo merece. Essas visitas servem para auxiliar os deputados a identificarem as necessidades dos municípios”.

Eder Lourinho, Jânio Xingu, Lenir Rodrigues e Chico Mozart reforçaram que estão à disposição para continuar com o trabalho conjunto realizado pelos Poderes Legislativo e Executivo que tanto tem beneficiado a população roraimense.

Segundo o deputado Lourinho “a região sul de Roraima tem potencial imenso para a agricultura”. Xingu, por sua vez, parabenizou o governador de Roraima pela excelente capacidade de articulação política. “Eu nunca vi tanta gente querendo participar de um governo como tem ocorrido na gestão de Denarium”, disse.

Lenir frisou que os deputados estaduais têm o compromisso de fiscalizar as ações do Executivo. “Estou muito satisfeita em participar desta caravana para mostrar para a população que há muito trabalho sendo feito”, enfatizou.

Mozart reiterou o apoio do Parlamento, afirmando que “a parceria já está dando resultado, os benefícios já estão chegando às comunidades, às vicinais. Os deputados têm se empenhado em alocar recursos e o governador tem executado as emendas, no tocante à recuperação de estradas, pontes e vicinais e, quem ganha com isso é a população”, afirmou.

Texto: Otacílio Gabriel
Foto: Eduardo Andrade