DIA MUNDIAL DA SAÚDE Assembleia Legislativa aplaude profissionais da Saúde

Sete de abril é o Dia Mundial da Saúde. Em homenagem a data, o deputado Éder Lourinho (PTC) apresentou durante a sessão plenária desta quarta-feira (7), moção de aplausos a todos os profissionais da saúde, do maqueiro ao médico, principalmente quem está na linha de frente contra o novo coronavírus. Todos foram convidados a, de pé, a aplaudir.
“As dificuldades são muitas para combater o vírus, desde recursos financeiros, profissionais de saúde, medidas de isolamento, fechamento do comércio, enfim, são tantos os problemas causados por esta pandemia que acabam adoecendo as pessoas em todos os sentidos”, pontuou. Na moção estão contemplados médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, atendentes, motoristas de ambulância, maqueiros, faxineiros e todos os técnicos de saúde em geral.
Éder Lourinho destacou ainda a participação da Assembleia Legislativa de Roraima e o Governo do Estado pela atenção dada à população neste período pandêmico, bem como das prefeituras. “Nós, parlamentares, vivemos um momento de reflexão e de conscientização da nossa responsabilidade para com o Estado e o nosso povo”, o deputado lamentou ainda as perdas causadas pelo vírus ou por complicações da doença. Quanto ao trabalho, falou sobre a continuidade na cobrança e fiscalização da Saúde.
Aproveitou o momento para esclarecer ações direcionadas à saúde pública no Estado como a apresentação de projetos de leis, indicações e propostas, a exemplo do projeto em tramitação na Casa para criação da Política sobre Drogas e o Fundo Antidrogas no Estado. “Hoje o Estado não tem um fundo para tratar sobre drogas”, lembrou. “Solicitei ainda a atenção em saúde para os dependentes químicos, álcool e drogas”.
Outro ponto abordado por Éder Lourinho foi a destinação de recursos de emendas parlamentares para aquisições de veículos e insumos para atender a hospitais e as comunidades terapêuticas, reativação de serviços como a radioterapia aos pacientes oncológicos, contratações de médicos, entre outros pontos.
Em aparte, o presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Neto Loureiro (PMB) destacou que mesmo no Dia Mundial da Saúde não há muito a comemorar. “Aproveito a oportunidade para dizer que essa Casa está atuando, fiscalizando, legislando. Cabe ao Executivo executar essas ações”. E acrescentou. “Espero que no próximo 7 de abril possamos comemorar esse Dia Mundial da Saúde”.
A deputada Tayla Peres (PRTB) usou o momento para saudar a classe. “Quero aproveitar para parabenizar a todos os servidores da saúde e que estão na linha de frente para que possamos passar por esses momentos difíceis”.
Texto: Yasmin Guedes
Foto: Jader Souza / Marley Lima / Tiago Orihuela