Requerimentos pedem ampliação da vacinação contra covid-19 e de leitos de UTI em Rorainópolis

Foram aprovados nesta quarta-feira (7), na Assembleia Legislativa de Roraima, três requerimentos apresentados por parlamentares ao Governo do Estado que pedem a ampliação da vacinação contra covid-19 a profissionais da segurança pública e disponibilização de leitos no hospital da cidade de Rorainópolis, 321 quilômetros de Boa Vista.

O primeiro, apresentado pela deputada Yonny Pedroso (SD), solicita ao Poder Executivo a transparência e publicidade da lista prioritária de imunização contra a covid-19 entre os profissionais da Segurança Pública, como Bombeiros, Policiais Civis, Policiais Militares, agentes de trânsito, sócio-educadores, guardas municipais e policiais Penais.

A deputada defendeu a necessidade de transparecer o processo e dar  oportunidade de a população acompanhar o processo de imunização. “Por questão de justiça a prioridade, lógico, é dos militares que estão na rua, frente a questão da pandemia”, e falou dos constantes relatos de policiais que atenderam ocorrências nas ruas e foram surpreendidos com cuspes e tossidas como forma de intimidar o profissional na hora da abordagem.

Ela reforçou a importância de atendimento aos critérios até que todos possam ser imunizados. No documento foi solicitado ao Executivo por meio da Delegacia Geral da Polícia Civil, Comando Geral do Corpo de Bombeiros e do Comando Geral da Polícia Militar.

O segundo requerimento é da deputada Angela Águida Portella (PP). Neste, a parlamentar enfatiza o atendimento a outra categoria, a dos profissionais em educação, não somente os professores, como forma de viabilizar o retorno das aulas presenciais.

Por último, a deputada Tayla Peres (PRTB) sugere ao Governo do Estado aumento, com urgência, de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para o Hospital Regional Sul – Governador Ottomar de Souza Pinto, em Rorainópolis.

Texto: Vanessa Brito

Foto: Jader Souza / Marley Lima / Tiago Orihuela