Emenda parlamentar beneficia moradores do PA Amajari com Energia Elétrica

A energia elétrica agora é realidade para mais de 120 famílias do PA Amajari (Projeto de Assentamento), localizado no município de Amajari. A emenda de R$ 2.068.000,00, de autoria do deputado Gabriel Picanço (Republicanos), colaborou para a conclusão e inauguração da rede de eletrificação rural daquela região neste sábado (15).

Morando há 11 anos no PA, a agricultora Olinda Bento, de 54 anos, comemorou a inauguração da obra. “Quando eu cheguei aqui não tinha energia, era bem difícil. Queria assistir jornal e não podia e, hoje, tenho televisão e internet, por isso, agradeço”, relatou.

Ela relembrou ainda quais eram os meios que os moradores obtinham iluminação antes da chegada da rede de eletrificação. “Como não tinha energia, a gente usava lamparina, vela e até fogo à lenha. Hoje, tenho geladeira, televisão, máquina de lavar roupa, então, tudo isso tem melhorado bastante para mim”, concluiu, agradecendo a emenda do deputado.

Emocionado com o desenvolvimento da região, o agricultor Ovídio Alves, de 58 anos, celebrou com os moradores a chegada da iluminação “Nunca esperava, muitos de nós não esperávamos, meu sentimento hoje é de alegria. Estamos melhorando”, afirmou.

O ex-prefeito do município, Alberto Santiago (DEM), relatou que a questão da energia na localidade era precária, gerando transtornos para vários moradores. “Para nós, hoje, é um dia de agradecer ao deputado Gabriel pela responsabilidade como parlamentar, com as causas especificamente do produtor rural”, pontuou.

O deputado Gabriel Picanço acompanhou a inauguração da rede de eletrificação rural e afirmou que a solicitação da população é desde 2014. “Em 2014 tivemos andando por aqui, descobrimos que havia famílias com mais de 19 anos sem energia, desde então lutamos. Por isso, hoje é um dia de muita satisfação e alegria”, comemorou o deputado.

Ele disse não ter dúvida de que a eletrificação dará mais qualidade de vida aos moradores. “É para que esse povo fique informado por meio da televisão, conserve o alimento da sua família e possa até conseguir levar água às residências”, concluiu.

Andamento das obras

O governador Antonio Denarium (sem partido) participou da entrega da rede de eletrificação e reafirmou o compromisso com a população do Amajari, dando continuidade às obras para atender mais famílias. “A rede de energia elétrica que nós inauguramos hoje não contempla todos os moradores, por isso autorizamos a continuidade do projeto”, disse.

Está em andamento também na região a construção de uma ponte para atravessar o rio Amajari, o que trará mais mobilidade para os moradores “Autorizei a construção de novas pontes, inclusive uma grande ponte para atravessar o rio Amajari, dando acesso à vicinal de dois projetos de assentamento, beneficiando aproximadamente 600 pessoas”, afirmou o governador.

Texto: Jéssica Sampaio

Foto:  Tiago Orihuela