Sampaio destaca parceria com Governo para garantir alimentação às famílias de baixa renda

Mais de 2.400 moradores de Mucajaí receberam cestas básicas e cartões bancários para compra de alimentos nesta sexta-feira (21). A ação é desenvolvida pelo Governo de Roraima. Na ocasião, o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Soldado Sampaio (PCdoB), disse que para amparar mais as famílias que estão sofrendo com os impactos econômicos da pandemia da covid-19, a Casa Legislativa aprovou o Projeto de Lei (PL nº 078/2021) de autoria do Executivo que alterou a Lei nº 1386/2020 para a expansão do programa Renda Cidadã.

“Agora é cobrar do Governo essa implementação. Temos em torno de 30 a 40 mil famílias à margem da vulnerabilidade alimentar e é preciso que o Estado esteja atento. Estamos felizes que o Governo está tomando providências, seja dando Cesta da Família ou na efetivação do programa Renda Cidadã,  que em breve atenderá essas famílias que mais precisam em Roraima”, disse Sampaio.

AÇÕES DO ESTADO

Na ocasião, o Governo entregou 2.100 cestas e 306 cartões no valor de R$ 200,00. Essa ação faz parte do Projeto Emergencial Cesta da Família. No total, mais de 12 mil famílias foram beneficiadas.

“A cesta da família tem 48 itens. Nunca uma prefeitura ou governo havia entregue uma cesta tão grande. Isso é o compromisso do Governo do Estado. A gestão está levando vários benefícios para toda a população de Roraima”, disse o governador Antônio Denarium.

KIT MERENDA ESCOLAR

Outra ação realizada pelo Governo do Estado foi a entrega do Kit Merenda Escolar, que beneficiou 585 estudantes, uma medida que garantirá alimentação aos alunos que estão no ensino remoto.

A adolescente Thainara Santos, de 17 anos, foi uma das beneficiadas. Ela mora com os pais e um irmão que é diabético. Ao receber o kit, compartilhou um pouco da realidade em que vive. “Faltam algumas coisas [alimentos] em casa. Meu pai só recebe no final do mês e tem algumas coisas que a gente pega fiado no comércio para comer. Às vezes, quando falta alguma coisa, a gente vai buscar no comércio. Essa cesta vai ajudar muito”, relatou.

Para a moradora Rosilene Silva, 31 anos, a cesta chegou na hora certa, já que depende apenas do programa Bolsa Família para fazer as compras do lar. Ela e o marido são diaristas, mas há um ano estão desempregados.

“Essa cesta é de grande ajuda para famílias que necessitam como eu, porque muitas vezes quando a pouca renda que temos gastamos com medicamento e outras coisas, ainda mais para quem tem dois filhos”, contou.

Durante a programação, o governador assinou as ordens de serviço para a revitalização da Escola Estadual Vereador Francisco Pereira Lima, do Colégio Estadual Militarizado Maria Mariselma de Oliveira Cruz. Ainda, da reforma do hospital e a reconstrução de seis pontes nas vicinais.

Fiscalização e parceria dos deputados com o Executivo atendem anseios da população

Em relação a reforma do hospital em Mucajaí, o deputado Renan (Republicanos) disse que apresentou uma indicação parlamentar ao Poder Executivo solicitando essa melhoria. Ele explicou que visitou a unidade neste mês para verificar as condições de atendimento e do espaço físico.

“O que tinha de bom é para manter. O que tinha de ruim passamos para o governador como a questão da climatização do ambiente e a falta de alguns medicamentos, e o governador prontamente atendeu e regularizou. Hoje, para a nossa surpresa, houve a assinatura da ordem de serviço para a reforma do hospital. Isso é importantíssimo porque desafoga o Hospital Geral de Roraima [HGR]”, explicou.

Ao falar sobre a entrega das cestas básicas e do kit-merenda em casa, a deputada Aurelina Medeiros (Pode) destacou que essas ações ajudam as famílias que estão precisando dessa assistência, principalmente neste momento de enfrentamento à covid-19.

“Estamos é um período em que há redução de pessoas trabalhando por conta da pandemia, então tem muita gente precisando. Um lugar onde as pessoas vivem meio com medo até de receber um benefício do Governo. É até estranho para eles, porque há muitos anos não se faz isso no Estado. Então, é louvável a iniciativa do Governo”, disse.

A deputada Catarina Guerra (SD) compartilhou do mesmo pensamento. Ela ainda ressaltou que como parlamentar busca acompanhar as ações do Poder Executivo. “É uma das funções do deputado fiscalizar e buscar essa interligação. A gente vem na entrega da ação social de um trabalho, um projeto pensado com muito carinho, dignidade e respeito para chegar em uma boa hora à mesa da população”, explicou.

Para o deputado Gabriel Picanço (Republicanos) acompanhar a entrega dos alimentos aos moradores do município é um momento gratificante. “O Governo levando vários benefícios ao povo que mais precisa, os moradores do interior, nessa fase difícil de pandemia e  desemprego”, ressaltou.

Quem também acompanhou a ação foi a deputada Angela Águida Portella (PP). Ela disse que a maior preocupação é garantir o direito dos estudantes ao alimento. “O Governo está atento e chegando aos municípios. A merenda em casa, essa refeição que a criança deveria estar recebendo na escola, nesse momento de pandemia vai chegar lá no recanto do seu lar. Isso é atuação, dignidade e o compromisso com as pessoas”, destacou.

A solenidade ocorreu em três escolas estaduais e contou com a presença dos alunos, dos vereadores do município e demais autoridades.

Texto: Vanessa Brito

Foto: Márcio Magalhães