Pular para o conteúdo

CPI DA SAÚDE – Ex-secretário de saúde será ouvido por parlamentares nesta terça-feira (25)

O ex-secretário de saúde, Marcelo Lopes, prestará esclarecimentos à CPI da Saúde (Comissão Parlamentar de Inquérito) nesta terça-feira (25), às 9h. A convocatória foi solicitada pelo relator da CPI, deputado Jorge Everton (Sem Partido), para que o ex-gestor explique os valores dos contracheques dos médicos, que estão acima do texto constitucional.

O pedido foi feito durante a oitiva da Comissão Parlamentar de Inquérito realizada na segunda-feira, 17 de maio. Marcelo Lopes esteve à frente da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), de junho de 2020 a abril de 2021.

Os membros da Comissão querem que ele esclareça sobre os pagamentos efetuados aos médicos do Estado, com base em lei e portarias criadas durante o período em que Lopes esteve comandando a pasta.

Segundo Jorge Everton, o ex-secretário é uma peça fundamental nesta engrenagem, para que todos entendam a razão dos pagamentos com valores acima do teto constitucional feito aos profissionais.

“Nós convocamos o Marcelo Lopes para que explique essas portarias e legislações, afinal de contas foi ele quem autorizou os pagamentos. Então ele terá que esclarecer com base em quê, estes pagamentos foram feitos”, disse o parlamentar

Em março deste ano, Marcelo Lopes, quando ainda era secretário, prestou esclarecimentos à Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa de Roraima. Na época, explicou aos parlamentares sobre a superlotação dos hospitais estaduais, vacinação contra Covi-19 e escalas médicas.

Ainda durante o período em que coordenou a Sesau, Marcelo participou de debates sobre a saúde pública de Roraima e da aprovação do Plano de Cargos e Carreiras de 14 categorias de profissionais da saúde.

A oitiva da CPI da saúde será realizada a partir das 9h e poderá ser acompanhada pela população. A Sabatina será ao vivo, transmitida pela TV Assembleia (canal 57.3) e por meio das redes sociais do Poder Legislativo, Facebook e YouTube, que para acessar basta colocar @assembleiarr.

Texto: Bruna Gabriela 

Foto: Tiago Orihuela

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas