Escolegis oferta mais cinco mil vagas em cursos de idiomas, informática e serviço público

Nos dias 10 e 11 de junho, a Escolegis (Escola do Legislativo) abre inscrições para mais cursos remotos, gratuitos e com direito à certificação. São cinco mil vagas distribuídas nas modalidades de Inglês, Espanhol e Libras – Nível Avançado. Já o Nível Intermediário, conta com os cursos de Informática e de Licitações e Contratos – Práticos. Mas para quem quer ter a chance de uma formação inicial, a Escola ainda oferece os cursos de Informática Básica e o de Ética no Serviço Público.

As aulas acontecerão entre 14 a 28 de junho, e o aluno terá acesso ao material didático (apostilas virtuais e vídeos) e a um fórum de dúvidas, por meio da plataforma digital da Escola que pode ser acessada por meio site da Assembleia Legislativa (www.al.rr.leg.br), pelo aplicativo da Escola do Legislativo RR, disponíveis para baixar no Google Play, no App Store e para Smart TV.

Além de se voltar para o aperfeiçoamento do servidor público, com os cursos de Licitações e Contratos e o de Ética no Serviço Público, nesta edição o ensino continuado é destaque, o que para a diretora da Escolegis, Fabíola Chaves, significa um aprimoramento a mais àqueles que já vêm se esforçando e avançando nos cursos ofertados pela instituição.

“A gente tem dado prosseguimento nos cursos, pois isso faz parte do aprimoramento, é um aprendizado mais sofisticado, mais concreto. Pois se eu faço o curso básico e em seguida o intermediário e o avançado, eu fecho um ciclo completo e o aprendizado é muito mais envolvente”, comentou.

Ainda que não se exija qualificação prévia para a inscrição em qualquer uma das modalidades, Fabíola salienta a importância da certificação desse ciclo completo – básico, intermediário e avançado – para quem almeja uma vaga no mercado de trabalho.

“A partir do momento que o aluno está certificado, está pronto para entrar no mercado de trabalho quando as oportunidades aparecerem. Ele estuda, prepara-se e se certifica para o mercado. E se você quer fazer o intermediário, mas não tem o básico, essa certificação não vai valer, pois é preciso todos os processos de certificação”, avisou a diretora.

Um dos objetivos do curso de Espanhol (avançado), por exemplo, é que os inscritos possam atingir uma fluência que lhes permitam atuar em situações do cotidiano, tanto na forma falada quanto na escrita. Por isso, de acordo com o professor da disciplina, Daniel Juan Pavez Carrillo, o conhecimento prévio é primordial.

“É preciso primeiro ter feito os cursos anteriores, pois os cursos vão aumentando o nível e também a dificuldade. O nosso diferencial é que são aulas ministradas em espanhol nativo, que vai subindo a velocidade e a sintaxe gramatical”, salientou Carrillo.

Com o desafio de tornar as aulas a distância interessantes, o professor fala do conteúdo dinâmico e da interação realizada nas plataformas virtuais como diferenciais para a aprendizagem.

“Visamos as quatro habilidades do idioma: escrita compreensiva, auditiva e oral. O nosso material é baseado na minha fala que é nativa, na escrita que é o Espanhol, acompanhado de vídeos e nas atividades de compreensão, com todos os presentes na plataforma para interagir comigo. O aluno vai perguntando e eu vou esclarecendo suas dúvidas, nisso se produz uma troca muito interessante”, detalhou o professor.

Inscrições

Os interessados nos cursos podem se inscrever no site da Assembleia Legislativa (www.al.rr.leg.br), de quinta-feira (10) até sexta-feira (11), clicando no banner da Escolegis, sendo redirecionados para a plataforma dos cursos. Cada modalidade conta com 714 vagas e é permitido escolher até três cursos da grade ofertada.

Texto: Suellen Gurgel

Foto: Eduardo Andrade