O deputado Renan (Republicanos) parabenizou os policiais penais aprovados no concurso público que atuarão na segurança pública em Roraima. Ele também enalteceu o trabalho do Poder Executivo e o Legislativo que contribuíram para a concretização desse momento. O parlamentar usou a tribuna na sessão plenária da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), nesta quarta-feira (9).
Renan relembrou que houve a aprovação de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) transformando agentes penitenciários em policiais penais na ALE-RR em 2019. A emenda possibilitou a criação de novas vagas a serem preenchidas por meio de concurso público. “Eu e o deputado Jânio Xingu fomos autores da PEC que mudou a nomenclatura, hoje são policiais penais”, ressaltou.
Ontem (8), o governo de Roraima, em entrevista, anunciou o curso de formação para mais de 400 policiais penais, explicou o deputado. “Eles já fizeram o concurso e passaram pelas provas e vão entrar na academia para depois de seis meses estejam trabalhando no sistema prisional”, disse.
O parlamentar destaca o momento como mais um ganho para a segurança pública. “Fica aqui os meus parabéns a classe e todos aqueles que estudaram e passaram na prova e vão ter a oportunidade agora de fazerem uma academia e virarem servidores públicos”, falou.
CRÍTICA
Em seguida, o deputado criticou o tratamento desigual por parte do Governo Federal em relação à população roraimense em vulnerabilidade social, principalmente neste momento de pandemia, em comparação ao acolhimento dispensado aos imigrantes.
“Teve um caso semana passada que uma família infelizmente não conseguiu pagar o aluguel. Depois de um tempo, o proprietário também depende dessa renda e infelizmente teve que despejar essas pessoas. A família não teve como ser acolhida”.
Renan defende o acolhimento aos imigrantes no Estado, porém, na opinião dele, é necessário dar assistência à sociedade brasileira. “Mas você [Governo Federal] também tem que ajudar o brasileiro, temos várias famílias que moram na rua, nos lixões ou foram expulsos de casa por falta de pagamento, infelizmente com essa crise da pandemia”.
Por último, o deputado pediu para a gestão municipal ter paciência com os empresários na hora de fiscalizar os espaços referente às medidas contra covid-19. “São vários empresários que sofrem não apenas com a falta de clientes, mas com a fiscalização que acontecem nos estabelecimentos, não digo para não fiscalizar”, enfatizou.
Ainda, pediu apoio dos vereadores e da gestão municipal aos trabalhadores. “É na hora da crise que podemos valorizar os empresários em Boa Vista, podemos valorizar dando o conforto para que possam trabalhar”, completou.
Texto: Vanessa Brito
Foto: Jader Souza e Marley Lima
Supcom ALE-RR