No próximo sábado, dia 12 de junho, é comemorado o Dia dos Namorados e neste sentido, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), por meio do Procon Assembleia, promoveu uma ação de conscientização nos centros comerciais de Boa Vista, nesta quarta-feira (9). Durante a ação foram afixados adesivos em que consta o novo canal de atendimento remoto, via WhatsApp e site da ALE-RR.

Duas equipes percorreram os principais centros comerciais da capital, localizados nas avenidas Jamie Brasil e Solon Rodrigues Pessoa, bairros Centro e Pintolândia, respectivamente. As ações foram de orientação e fiscalização, além da adesivação dentro das lojas.

Foram dadas algumas orientações que devem ser adotadas na relação de consumo entre cliente e lojista. As equipes verificaram também questões como a falta de preços nas vitrines dos produtos expostos e as diferenças entre preços à vista e a prazo.

“Essa ação vai ter um efeito muito positivo, pois vai esclarecer tanto consumidores quanto lojistas das suas obrigações e direitos. A ideia, além de fiscalizar e orientar, é adesivar as lojas com informações do nosso novo atendimento, realizado de forma remota”, afirmou a diretora do Procon, Mileide Sobral.

Outra relação de consumo que está em evidência no mercado, principalmente por conta da pandemia, são as compras on-line. A diretora do Procon faz o alerta. “O consumidor deve ter cautela em relação aos anúncios oferecidos pela internet, incluindo as ofertas enviadas por e-mail, WhatsApp e demais redes sociais. Verificar se o link do anúncio direciona realmente para o site do anunciante é muito importante”, advertiu.

DIREITOS

A dona de casa, Andreia Alves, aproveitou o dia de sol para ir às compras no Centro comercial da avenida Solon Rodrigues Pessoa, no Pintolândia. Moradora do bairro Alvorada, Andreia visitou várias lojas para pesquisar preços e as melhores condições da compra de um computador para os filhos. Ao se deparar com as ações feitas pelas equipes da instituição, ela de imediato aprovou a iniciativa do Procon Assembleia.

“Acho muito importante esse trabalho de conscientização, pois muita gente não sabe das leis e dos nossos direitos. Nunca precisei usar os serviços do Procon da Assembleia, mas quando precisar, sei onde procurar ajuda”, afirmou.

A coordenadora do Procon, Dila Duarte fez um balanço das ações. “Fomos bem recebidos pelos lojistas e ficamos felizes em saber que a grande maioria das lojas que visitamos está em acordo com o que determina o Código de Defesa do Consumidor, com exemplares do documento exposto em local visível, com preços das peças também expostos nas vitrines e deixando o cliente sempre bem informado quanto aos direitos dele no ato da compra”, explicou.

VENDAS

A movimentação de clientes ainda estava começando quando a equipe do Procon visitou a primeira loja da avenida Jaime Brasil, às 8h30. De longe, se via o exemplar do CDC, bem visível no caixa da loja de roupas e sapatos. Os preços expostos na vitrine, impecavelmente pendurados nos manequins, mostrou a organização dos produtos e a exigência do responsável pelo estabelecimento.

“É nossa rotina manter tudo organizado, tudo dentro do que exige a lei, pois prezamos muito pelos nossos clientes. Sempre deixamos o CDC visível para quem quiser tirar uma dúvida, e também estamos sempre à disposição dos clientes”, afirmou o gerente, João Carlos.

Texto: Kátia Bezerra

Foto: Tiago Orihuela

SupCom ALE-RR