Pular para o conteúdo

Catarina participa da abertura da Semana dos Bombeiros e ressalta o apoio do Legislativo na valorização da instituição

A deputada Catarina Guerra (SD) participou nesta quarta-feira (30), no quartel-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR), da solenidade de abertura da Semana do Dia do Bombeiro, comemorado anualmente no dia 2 de julho.

Durante o evento, Catarina ressaltou o importante papel do Poder Legislativo, que busca ouvir e valorizar a categoria na região. “A gente se une para elevar o fortalecimento dessa corporação, buscando ser intermediário em alguma solicitação apresentada pela categoria”, disse a parlamentar.

O subcomandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Anderson Carvalho de Matos, explicou que no dia 2 de julho é celebrado o Dia do Bombeiro Brasileiro, profissão que completará 165 anos de existência. Inicialmente a categoria foi criada para apagar os incêndios, porém, no decorrer dos anos, os trabalhos foram ampliados.

“Mas hoje o Corpo de Bombeiros ampliou a sua linha de atendimento e trabalhamos desde ações de Defesa Civil, a exemplo do que está acontecendo agora no inverno de Roraima, com ações de apoio às comunidades, salvamento, busca, atendimento pré-hospitalar, enfim, em diversas áreas esses profissionais atuam, mas principalmente na prevenção contra os incêndios”, explicou.

O capitão Emerson é da primeira turma de bombeiros de Roraima e neste ano completará 17 anos de profissão. Ele relembrou que trocou a carreira de policial civil por bombeiro em 2004, e que hoje tem orgulho de fazer parte da corporação.

“É gratificante demais hoje fazer o bem, às vezes até tirar as pessoas de uma situação bastante complicada de risco de morte mesmo. Ver depois aquele olhar de reconhecimento não tem preço. O sentimento de alegria também ocorre quando entregamos uma cesta básica para uma pessoa necessitada, quando salvamos alguém de um afogamento”, descreveu.

 

PROGRAMAÇÃO

O coronel Anderson Carvalho informou que além de celebrar a profissão, a instituição está realizando uma semana de prevenção contra incêndios. “O Corpo de Bombeiros está aqui para atender os casos de incêndios, salvamento, busca e resgate. Mas o nosso foco principal é a prevenção, para que esse tipo de atendimento não aconteça. O nosso objetivo é a preservação da vida”, afirmou.

DOAÇÃO DE SANGUE

Como doar sangue também significa salvar vidas, na tarde desta quarta-feira os bombeiros iniciaram a campanha de doação de sangue ao Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima).

Está prevista também uma panfletagem em órgãos e pontos comerciais de Boa Vista sobre as medidas de prevenção contra incêndios e o pânico, realizada pela Diretoria de Prevenção e Serviços Técnicos (DPST).

Essas duas atividades seguem até a quinta-feira (1). Na sexta-feira (2) haverá um torneio de futebol society com os profissionais. As comemorações encerram com uma exposição de equipamentos no Shopping Pátio Roraima, quando a equipe do DPST vai tirar as dúvidas da população com relação às normas técnicas da instituição.

Texto: Vanessa Brito

Foto: Tiago Orihuela

Supcom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas