Servidor da ALE vence categoria Drone na Mostra Fotográfica 9 de Julho

O servidor da Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Tiago Orihuela, foi o vencedor da Mostra Fotográfica 9 de Julho – Edição 2021, categoria Drone. Ele garantiu a primeira colocação com a foto aérea do Parque do Rio Branco.

Em 2019, Eduardo Andrade, também servidor da comunicação, levou o segundo lugar na categoria P&B (preto e branco). O concurso de fotografia foi promovido pela Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec) da Prefeitura de Boa Vista, em comemoração aos 131 anos da capital.

A edição deste ano trouxe a temática “Boa Vista, linda de se ver e viver” e teve mais de 160 fotos inscritas. Uma seleção das 30 melhores faz parte de uma exposição no Pátio Roraima Shopping, até o dia 18 de julho.

São mais de 20 anos de carreira e no currículo, 12 prêmios e reconhecimento internacional, na Alemanha, Inglaterra e Portugal. A história do fotógrafo, analista de Marketing, produtor de Audiovisual e piloto de helicóptero, Tiago Orihuela, é cheia de aventuras e persistência. Ele faturou o Prêmio de Fotografia Talentos do Senado, onde trabalhou por 10 anos, sendo vencedor da Mostra em outras edições.

Retratar a cidade de Boa Vista é uma de suas preferências. Para conseguir a melhor foto, foram necessários mais de 30 dias de tentativas para a criação da foto premiada, retratando o Parque do Rio Branco, um dos pontos turísticos mais cobiçados da cidade.

“Boa Vista inspira, é bonita por natureza e bem cuidada, então fica fácil da gente fotografar. Porém, essa foto vencedora não foi tão fácil assim. Foram dias e dias para conseguir o céu como eu queria, e o barco passando como eu queria. Deu muito trabalho, mas foi recompensador”, explicou Orihuela.

EDIÇÃO 2019

Em 16 anos de carreira, Eduardo Andrade já teve o trabalho reconhecido numa exposição em São Paulo. Vencedor de dois prêmios regionais, o fotógrafo recebeu o segundo lugar na categoria P&B, na Edição da Mostra em 2019.

A imagem retrata a tarde bucólica na Praça da Bandeira e foi tirada aleatoriamente, em preto e branco e também colorida, enquanto aguardava uma pauta com os participantes do “Cabelos de Prata”, programa social da Prefeitura de Boa Vista. O amor pela profissão foi conquistado aos poucos, em meio a dúvidas e novas perspectivas no mercado de trabalho.

“No início, achava que não tinha dom para fotografar. Com o tempo foi aflorando dentro de mim. Aos poucos, fui me profissionalizando, ficando cada dia melhor e ganhando espaço no fotojornalismo, onde tudo começou. Já passei por instituições renomadas em Roraima e me sinto realizado. Fotografar me traz muita alegria, desperta paixão na minha vida e é o que eu amo fazer”, explicou.

Texto: Kátia Bezerra
Foto: Jader Souza