Preparatório para concurso dos professores tem início na unidade Sílvio Botelho

A retomada do calendário presencial na unidade Sílvio Botelho, nesta terça-feira (3) foi comemorada por Maria José Alves Rodrigues, professora formada em Economia, Pedagogia e História. Aliviada com o retorno das aulas, ela sonha com a aprovação no concurso da Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desportos) e vem se preparando com dedicação. Ela viu nas aulas da Escolegis, uma ponte para a realização do sonho.

“Fiquei lisonjeada com a recepção, me senti muito confiante e tenho muita fé que vou ser aprovada. Agradeço muito a Escolegis por esta oportunidade, pois muitos não têm condições de pagar um cursinho. Agradeço a deputada pela iniciativa e em breve estarei aqui para informar a todos que fui aprovada. Estou me dedicando para isso”, afirmou a professora que desde o início, participa das aulas direcionadas para o concurso público, oferecidas pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR)

As aulas da unidade Sílvio Botelho, localizada na rua Solón Rodrigues Pessoa, nº 1313, foram iniciadas nesta terça-feira (3) com 200 alunos para duas turmas. O local precisou passar por uma manutenção de emergência devido às fortes chuvas ocorridas neste final de semana e na última segunda-feira.

A celebração da retomada das aulas presenciais também foi destacada pela deputada e presidente da Escolegis, Catarina Guerra (SD). “É um momento importante. Estamos estendendo a mão aos professores, que ansiosamente aguardavam o retorno das aulas presenciais para se prepararem para o tão esperado concurso”, afirmou.

Por causa da pandemia, os protocolos de prevenção foram mantidos, como uso obrigatório de máscaras para acompanhar as aulas, distanciamento e uso do álcool em gel, mantendo todo cuidado durante as aulas.

Um dos conteúdos previstos no edital, a Psicologia da Educação, foi ministrada pela psicóloga Mariana Pessoa, aula aguardada pelos alunos. Segundo a professora, a pressão gerada pela família e pelos próprios candidatos, pode interferir negativamente no resultado. “Vamos passar todo conteúdo que o edital está preconizando e além da disciplina da Psicologia da Educação, vou passar dicas de relaxamento e de saúde mental. O objetivo é que eles tenham inteligência emocional para assimilar todo conteúdo da melhor forma possível e com mais tranquilidade. Abordar sobre esse assunto é muito importante”, salientou.

As disciplinas ministradas seguem o edital do concurso, como: Legislação, Redação, Português, Noções de Informática, Didática e Psicologia da Educação.

CONCURSO SEED

As inscrições para o concurso público da Seed estão abertas até o dia 16 de agosto, sendo 650 vagas para o cargo de professor de educação básica, com Licenciatura Plena nas seguintes áreas específicas: Artes, Ciências Biológicas, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia. As provas objetivas e discursivas (de caráter eliminatório e classificatório) têm data de aplicação prevista para o dia 26 de setembro.

Texto: Kátia Bezerra

Foto: Eduardo Andrade