O Projeto de Lei (PL-113/20) que estabelece o Dia Estadual de Combate e Prevenção ao Câncer de Cabeça e de Pescoço, a ser comemorado anualmente em 27 de julho foi aprovado pela Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (18).
A proposta de autoria da deputada Angela Águida Portella (PP) também cria o Julho Verde. A norma prevê a realização, anualmente, de atividades e mobilizações direcionadas à conscientização e prevenção sobre os tipos de câncer que afetam as regiões da cabeça e do pescoço.
A ideia é informar a sociedade sobre os riscos, danos, formas de prevenção, causas de desenvolvimento, de tratamento e o combate acerca desses tipos de câncer que possuem um alto índice de mortalidade, como esclarece a parlamentar.
“A gente só fica sabendo da gravidade desses tipos de câncer até participar dessas campanhas, pois o câncer nessa região do corpo geralmente é agressivo, e o índice de mortalidade é de 50%. O motivo deste índice é o diagnóstico tardio, por isso aderimos à campanha e estamos pedindo o apoio dos colegas”, justificou a deputada ao defender a aprovação da matéria.
Texto: Suellen Gurgel
Foto: Jader Souza e Marley Lima
SupCom ALE-RR