A Assembleia Legislativa de Roraima inicia nesta quarta-feira (1º) as celebrações alusivas ao “Setembro Amarelo”, mês dedicado ao combate e prevenção ao suicídio. O primeiro ato ocorrerá às 18h, com acendimento da iluminação amarela, cor símbolo da campanha cujo tema este ano será “Todos Juntos Pela Vida”.
“Importante que a sociedade esteja atenta à valorização da vida. Daremos o start com orientação às pessoas, campanhas publicitárias para que se tenha o devido acompanhamento àqueles que precisam”, disse o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (PCdoB).
De acordo com a Sesau (Secretaria Estadual de Saúde), neste ano, 58 pacientes deram entrada no HGR (Hospital Geral de Roraima) por tentativa de suicídio. Em todo o 2020, este número chegou a 80 casos. No sistema Datasus, do Governo Federal, o Estado registrou 50 mortes por lesões autoprovocadas, enquanto em 2018, foram 37. Entre as principais, está o enforcamento.
Legislação
A Lei nº 1.065/2016, apresentada pelo deputado Evangelista Siqueira (PT), criou a “Semana Estadual de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio”, comemorado em 10 de setembro, data instituída pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como o “Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio”. A legislação prevê espaço de reflexão, fomento de campanhas e ampliação da discussão sobre o tema junto à sociedade.
Conversar sobre suicídio é necessário, ressalta o deputado Evangelista Siqueira, principalmente com a população jovem. “Vamos promover lives para debater o ciberbullying e prevenção do suicídio, e tudo isso ocorre graças a projetos já aprovados na Assembleia. Esse tema precisa ser discutido urgentemente para que estes casos, tão presentes na nossa sociedade, diminuam”, enfatizou.
Em 2020, a Assembleia Legislativa promulgou a Lei nº 1.384/20, de autoria da deputada Catarina Guerra (SD), para adequação do Estado de Roraima ao Plano Nacional de Combate ao Suicídio. Isso inclui o treinamento de servidores interessados na identificação de sofrimentos psíquicos e lesões autoprovocadas.
Confira a programação da Assembleia Legislativa alusiva ao Setembro Amarelo:
Dia 1º: Acendimento das luzes amarelas do prédio da Assembleia Legislativa de Roraima, a partir das 18h;
Dia 10: Audiência pública para discutir os impactos da pandemia na saúde mental da população e ações de prevenção ao suicídio em Roraima, a partir das 15h, de forma híbrida, no Plenário Noêmia Bastos Amazonas;
Dia 16: Live sobre cyberbulling, às 19h, com transmissão pela TV Assembleia (57.3) e redes sociais (@assembleiarr), mediada pelo deputado Evangelista Siqueira (PT);
Dia 23: Live com a temática Setembro Amarelo, a partir das 19h, com transmissão pela TV Assembleia (57.3) e redes sociais (@assembleiarr), mediada pela deputada Catarina Guerra (SD);
Dia 27: Workshop, horário a definir, promovido pela deputada Yonny Pedroso (SD);
Dia 30: Encerramento da campanha “Todos Juntos pela Vida”, com caminhada pela Praça do Centro Cívico, a partir das 17h.
Texto: Bruna Gomes / Yasmin Guedes
Foto: Jader Souza
SupCom ALE-RR