RECONHECIMENTO Deputadas são premiadas pela defesa dos direitos LGBTQIA+

A presidente do Programa de Defesa dos Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Roraima, deputada Lenir Rodrigues (Cidadania), recebeu na noite deste domingo (5) o Prêmio Dr. Marcos Braga pelo reconhecimento de seu trabalho iniciado antes mesmo de ser eleita parlamentar.

O prêmio de Direitos Humanos Dr. Marcos Braga é uma homenagem ao professor morto em fevereiro deste ano vítima da covid-19. Ele integrou o Grupo DiveRRsidade e era ativista da causa LGBTQIA+.

Esta é a segunda vez que Lenir Rodrigues é reconhecida pela sua atuação em defesa das minorias. “Sempre fui uma apoiadora dos Direitos Humanos, da igualdade, equidade e do respeito”, celebrou.

A parlamentar lembrou que começou a atuar ainda na década de 1990, na elaboração do estatuto da já extinta ALV (Associação Luta pela Vida). Ela foi monitora no programa “Boa Vista Buddy”, direcionado a portadoras de HIV/Aids. Em 2017, Lenir apresentou um projeto para tornar o Grupo DiveRRsidade instituição de utilidade pública.

Também foram contemplados com o prêmio Ana Cristina Carvalho de Oliveira, da ABV (Associação de Bem com a Vida); a advogada Ana Lucíola Franco; a obstetra Eugênia Glaucy, representada por sua companheira, Ana Lucíola; a deputada federal Joenia Wapichana; o tabelião Joziel Loureiro; a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RR); e a ativista trans Silvia Reis.

A procuradora especial da Mulher e ouvidora da Assembleia Legislativa, Betania Almeida (PV), representada pelo diretor executivo da Ouvidoria Lausson Magalhães, recebeu a faixa de madrinha LGBTQIA+. “Ela recebe esta homenagem devido aos constantes trabalhos na Casa Legislativa voltados a este público e por apoiar a parada”, explicou Lausson.

Cores, pedidos de igualdade social e homenagens marcaram as mais de cinco horas de transmissão da 20ª Parada LGBTQIA+ de Roraima pela TV Assembleia (57.3). O apoio da Assembleia Legislativa foi lembrado pelos organizadores do evento.

“Avançamos muito nesses 18 anos de conselhos, conferências, do nome social reconhecido pela Assembleia Legislativa de Roraima”, ressaltou o coordenador da parada, Sebastião Diniz Neto. “Agradecemos ao presidente da Assembleia, deputado Soldado Sampaio, pelo apoio e pela transmissão da Parada LGBTQIA+”.

Com o tema “O vírus da intolerância também tira vidas, use o respeito e a máscara do amor”, a Parada LGBTQIA+ ocorreu, pelo segundo ano consecutivo, de forma virtual sem a tradicional concentração no palco Velia Coutinho, no Centro de Boa Vista. Além da TV Assembleia, o evento foi transmitido pela página do Grupo DiveRRsidade no YouTube.

Os internautas e telespectadores curtiram apresentações musicais e culturais, além da escolha da Miss e Mister LGBTQIA+ 2021.

O presidente do Grupo DiveRRsidade, Clóvis Cunha, agradeceu as parcerias, pois, segundo ele, neste momento de pandemia, tem sido importante para mostrar que o público LGBTQIA+ não está só. “As lives têm dado resultado para que a gente continue a falar sobre políticas públicas e lutar por nossos direitos e garantias”, afirmou.

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Jader Souza