DIGNIDADE E CIDADANIA Deputados fiscalizam entrega de cestas básicas do governo em Baliza e São Luiz

O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Soldado Sampaio (PCdoB), e os deputados Aurelina Medeiros (Podemos), Gabriel Picanço (Republicanos) e Jânio Xingu (PSB) fiscalizaram a entrega cestas básicas feita pelo Governo do Estado nos municípios de São João da Baliza e São Luiz nesta quinta-feira (9). Eles acompanharam também a assinatura da ordem de serviços para a construção de pontes, manutenção e recuperação de rodovias e vicinais dos municípios.

Fiscalizar as ações do Executivo estadual é um dos papéis da ALE-RR. “Todos os programas sociais do governo são aprovados pela Assembleia Legislativa. Acompanhar essas ações nos dá muita alegria, pois sabemos que a pandemia trouxe muitos problemas para a nossa população. Estamos sempre acompanhando e fiscalizando”, salientou Soldado Sampaio.

A deputada Aurelina Medeiros trabalha há mais de 30 anos percorrendo aquela região. Ela comemorou as ações sociais no município e afirmou que as melhorias são notórias. “Fico feliz pelos serviços que já foram executados em Baliza e os que ainda serão. Tem muito trabalho pela frente e o governo de Roraima está cumprindo seu papel”, ressaltou.

O deputado Gabriel Picanço destacou a importância do trabalho social no interior do Estado. “Amo essa terra. Minha família é de Baliza e fico satisfeito em ver o progresso chegando”, afirmou.

O governador, Antonio Denarium (sem partido), enfatizou o trabalho com o Poder Legislativo. “A atuação parlamentar tem sido fundamental para que possamos executar os programas sociais do governo de Roraima. É uma parceria que deu certo”, disse.

Secretários de Estado, vereadores e a prefeita de Baliza, Luíza Maura (Solidariedade), e lideranças sociais também participaram do evento.

Um pouco de alívio

A famosa expressão “vale o quanto pesa” nunca fez tanto sentido. O peso da cesta básica até dá para calcular, mas o preço está fora da realidade de muitas famílias em Roraima. A dona de casa Kerolayne Falcão, de 28 anos, viu a vida piorar com a pandemia de covid-19.

Desempregada há cinco anos e mãe de duas meninas, está grávida de sete meses e tem dificuldade para colocar comida na mesa.

“Não está sendo fácil. Vivemos com a renda mensal do [programa] Bolsa Família e, com o aumento dos alimentos, às vezes fico preocupada por não saber o que vamos comer. Se não fosse a ajuda de minha mãe, seria muito mais difícil”, admitiu.

A exemplo de Kerolayne, a pandemia colocou muitos trabalhadores na rua. Com a entrega de cestas básicas do Governo do Estado, 1,2 mil famílias comemoraram o fato de ter comida na mesa. O programa “Cesta da Família” está vinculado à Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes).

Atendimentos

A população do município recebeu também os serviços do projeto Saúde Itinerante, que entregou óculos de grau, além dos atendimentos da Defensoria Pública do Estado (DPERR). Houve ainda emissão de carteiras de identidade.

Recursos para São Luiz

O deputado Gabriel Picanço destinou R$ 7,6 milhões em emenda para recuperação de pontes e estradas vicinais no município de São Luiz.

Os deputados acompanharam a entrega das cestas e assinatura da ordem de serviço, no valor de R$ 5 milhões, para reforma e manutenção das vicinais e recursos de mais de R$ 6 milhões para construção de pontes. “Os moradores precisam desse serviço e fico feliz em poder ajudar meu povo”, afirmou.

No início da noite, os parlamentares participaram de um encontro com os servidores do Estado. Eles trataram das melhorias e obras no município e acompanharam a entrega de totens de álcool em gel para as escolas.

Texto: Kátia Bezerra

Fotos: Tiago Orihuela