Pular para o conteúdo

DEFESA DO CONSUMIDOR
Deputados aprovam PL que obriga incluir telefone e endereço do Procon/RR em nota fiscal

Deputados aprovaram, na manhã desta quarta-feira (15), o Projeto de Lei (PL) 191/19, proposto por Tayla Peres (PRTB), que obriga a inclusão do telefone e endereço do Procon/RR (órgão do Poder Executivo Estadual destinado à defesa do consumidor) na nota fiscal emitida pelos estabelecimentos comerciais sediados ou que vendam no Estado.

Caso seja sancionada pelo Executivo, o Procon Roraima informará por meio de portaria, no prazo máximo de dez dias após a publicação da norma, o número do telefone e o endereço. Os estabelecimentos terão até dois anos para se adequarem ao dispositivo.

Na justificativa do PL, Tayla Peres afirma que a finalidade é orientar e facilitar o acesso do consumidor aos órgãos de fiscalização do Estado, na defesa de seus direitos fundamentais.

“O projeto visa garantir ao cidadão acesso aos órgãos judiciários e administrativos, com vistas à prevenção ou reparação de danos patrimoniais e morais – individuais, coletivos ou difusos – assegurada a proteção jurídica, administrativa e técnica aos necessitados”, defendeu a deputada.

O descumprimento do disposto sujeitará o estabelecimento às sanções previstas na Lei Federal 8.078/1990 (Código de Defesa do Consumidor).

Texto: Suellen Gurgel

Fotos: Marley Lima / Tiago Orihuela

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas