O 1º Miss Roraima Indígena será transmitido neste sábado (18) pela TV Assembleia (57.3), a partir das 19h30, diretamente do Palácio da Cultura Nenê Maccagi, no Centro de Boa Vista. Dez candidatas das etnias Macuxi, Wapichana, Sapará e Taurepang participam desta primeira edição do concurso no Estado.
Roraima é a segunda unidade da Federação a promover um Miss Indígena. O pioneiro foi Mato Grosso do Sul, cuja edição de estreia ocorreu em 2011.
Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (PCdoB), a transmissão dará mais alcance, visibilidade e reconhecimento aos projetos desenvolvidos em Roraima, bem como valorizará as culturas indígenas.
“Nossa colaboração será para tornar ainda mais visível a representatividade e a força dos povos indígenas. E a TV Assembleia cumpre um papel social, garantindo que as comunidades indígenas acompanhem o evento por meio da transmissão pelo canal 57.3 e as redes sociais do Legislativo”, afirmou Sampaio.
Antes de tudo ir ao ar, a emissora se prepara para levar imagem de qualidade ao telespectador. “No dia da transmissão, as equipes chegam cedo, preparam câmeras, iluminação, definem onde ficarão os equipamentos para que todos os detalhes cheguem bem aos nossos telespectadores”, complementou o editor-chefe da TV, Johann Barbosa.
O concurso foi idealizado pelo Programa de Desenvolvimento Sustentável da Nova Esperança, da Terra Indígena São Marcos, em Pacaraima, por Alfredo Silva Wapichana, coordenador do evento. Ele agradece as portas abertas da TV Assembleia para a transmissão do Miss Roraima Indígena. “Principalmente, ao presidente Soldado Sampaio e à deputada Lenir Rodrigues”, enfatizou.
A ideia, segundo Alfredo Wapichana, é valorizar a beleza e a diversidade da mulher indígena. Entre os critérios adotados pelos técnicos avaliadores, estarão conhecimento da cultura, simpatia e criatividade. A eleita participará do Miss Brasil Indígena 2021, com data ainda a ser definida.
O ensaio geral com as dez candidatas que concorrem ao 1º Miss Roraima Indígena aconteceu no final da tarde desta sexta-feira (17), no Palácio da Cultura.
Candidatas
Chrys Hemilly “Kazaryaba” Colares Carneiro
Município: Cantá, Comunidade Tabalascada
Etnia: Wapichana
Eyshila Victoria “Xuwixuxi” Santos Silva
Município: Uiramutã
Etnia: Sapará
Hemilly Augusta “Kaiwono” da Silva Rocha
Município: Normandia
Etnia: Macuxi
Joana Darc “Wiz” de Souza Silva
Município: Pacaraima, Comunidade Nova Esperança
Etnia: Wapichana
Juliana Vitória “Tukui” Saraiva Silva
Município: Boa Vista
Etnia: Macuxi
Lennys Tairen “Tukuy Pachi” Gonzalez Fernandez
Município: Pacaraima, Comunidade Kauwê
Etnia: Taurepang
Mari “Baydukuryaba” Williams
Município: Alto Alegre, Comunidade Raimundão
Etnia: Wapichana (pai) Macuxi (mãe)
Myrllãne Brenny “Tukui” Pinho das Neves
Município: Pacaraima
Etnia: Macuxi
Raymilen “Wei” Dias Rodrigues
Município: Uiramutã, Comunidade Água Fria
Etnia: Macuxi
Thayná “Wiriaba” Silva Gomes
Município: Boa Vista, Maloca Grande
Etnia: Wapichana
Texto: Yasmin Guedes
Fotos: Marley Lima
SupCom ALE-RR