Pular para o conteúdo

BELEZA E CULTURA TV
Assembleia transmite 1º Concurso Miss Roraima Indígena neste sábado

O 1º Miss Roraima Indígena será transmitido neste sábado (18) pela TV Assembleia (57.3), a partir das 19h30, diretamente do Palácio da Cultura Nenê Maccagi, no Centro de Boa Vista. Dez candidatas das etnias Macuxi, Wapichana, Sapará e Taurepang participam desta primeira edição do concurso no Estado.

 

 

Roraima é a segunda unidade da Federação a promover um Miss Indígena. O pioneiro foi Mato Grosso do Sul, cuja edição de estreia ocorreu em 2011.

 

 

 

Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (PCdoB), a transmissão dará mais alcance, visibilidade e reconhecimento aos projetos desenvolvidos em Roraima, bem como valorizará as culturas indígenas.

 

“Nossa colaboração será para tornar ainda mais visível a representatividade e a força dos povos indígenas. E a TV Assembleia cumpre um papel social, garantindo que as comunidades indígenas acompanhem o evento por meio da transmissão pelo canal 57.3 e as redes sociais do Legislativo”, afirmou Sampaio.

 

Antes de tudo ir ao ar, a emissora se prepara para levar imagem de qualidade ao telespectador. “No dia da transmissão, as equipes chegam cedo, preparam câmeras, iluminação, definem onde ficarão os equipamentos para que todos os detalhes cheguem bem aos nossos telespectadores”, complementou o editor-chefe da TV, Johann Barbosa.

 

O concurso foi idealizado pelo Programa de Desenvolvimento Sustentável da Nova Esperança, da Terra Indígena São Marcos, em Pacaraima, por Alfredo Silva Wapichana, coordenador do evento. Ele agradece as portas abertas da TV Assembleia para a transmissão do Miss Roraima Indígena. “Principalmente, ao presidente Soldado Sampaio e à deputada Lenir Rodrigues”, enfatizou.

 

 

A ideia, segundo Alfredo Wapichana, é valorizar a beleza e a diversidade da mulher indígena. Entre os critérios adotados pelos técnicos avaliadores, estarão conhecimento da cultura, simpatia e criatividade. A eleita participará do Miss Brasil Indígena 2021, com data ainda a ser definida.

 

 

O ensaio geral com as dez candidatas que concorrem ao 1º Miss Roraima Indígena aconteceu no final da tarde desta sexta-feira (17), no Palácio da Cultura.

 

Candidatas

Chrys Hemilly “Kazaryaba” Colares Carneiro

Município: Cantá, Comunidade Tabalascada

Etnia: Wapichana

Eyshila Victoria “Xuwixuxi” Santos Silva

Município: Uiramutã

Etnia: Sapará

Hemilly Augusta “Kaiwono” da Silva Rocha

Município: Normandia

Etnia: Macuxi

Joana Darc “Wiz” de Souza Silva

Município: Pacaraima, Comunidade Nova Esperança

Etnia: Wapichana

Juliana Vitória “Tukui” Saraiva Silva

Município: Boa Vista

Etnia: Macuxi

Lennys Tairen “Tukuy Pachi” Gonzalez Fernandez

Município: Pacaraima, Comunidade Kauwê

Etnia: Taurepang

Mari “Baydukuryaba” Williams

Município: Alto Alegre, Comunidade Raimundão

Etnia: Wapichana (pai) Macuxi (mãe)

Myrllãne Brenny “Tukui” Pinho das Neves

Município: Pacaraima

Etnia: Macuxi

Raymilen “Wei” Dias Rodrigues

Município: Uiramutã, Comunidade Água Fria

Etnia: Macuxi

Thayná “Wiriaba” Silva Gomes

Município: Boa Vista, Maloca Grande

Etnia: Wapichana

 

Texto: Yasmin Guedes

Fotos: Marley Lima

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas