Pular para o conteúdo

PREVENÇÃO AO SUICÍDIO
Inscrições continuam abertas para workshop na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) vai promover nesta segunda-feira (27), às 9h30, o workshop “Prevenção é Vida”, com as presenças da psicóloga especialista em terapia cognitiva comportamental Mariana Pessoa e o major do Corpo de Bombeiros paulista Diógenes Martins Munhoz, que trabalha há 18 anos na Escola Superior de Bombeiros de São Paulo e é idealizador da técnica e do curso de abordagem à tentativa de suicídio.

As inscrições continuam abertas e podem ser feitas pelo link http://webapps.al.rr.leg.br/prevencaoevida/. As vagas para participação presencial são limitadas, mas como se trata de um evento híbrido, os interessados podem participar online por meio da TV Assembleia (57.3) e pelas redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr).

A iniciativa é da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Legislação Participativa, presidida pela deputada Yonny Pedroso (SD). O evento, que acontece no Plenário Deputado Valério Caldas de Magalhães, faz parte das ações do “Setembro Amarelo”, mês que traz reflexões e perspectivas sobre saúde mental e prevenção ao suicídio.

O alto índice de suicídios deixa Roraima no quinto lugar entre os estados com maior número de casos, conforme levantamento do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde. Diante do fato alarmante, a deputada ressaltou a importância do debate.

“O suicídio hoje é um problema de saúde pública mundial, agravado com a pandemia. Então, é um tema que precisa ser amplamente debatido nas famílias, para identificar aquele indivíduo que precisa de apoio”, explicou.

Ela ressalta ainda que essa realidade preocupa os agentes políticos e motiva ações de combate ao pensamento suicida, com atividades que tenham como finalidade conscientizar e sensibilizar a população sobre o tema.

Os números colocam Roraima em uma posição preocupante entre os jovens. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o suicídio é a terceira causa de morte de brasileiros entre 15 e 29 anos. Os registros mostram que anualmente 800 mil pessoas tiram a própria vida no mundo. No Brasil, são 12 mil. O país aparece como o campeão mundial em casos de ansiedade e ocupa o segundo lugar em transtornos depressivos, que podem levar ao suicídio, conforme revela a OMS.

Legislação 

Yonny Pedroso é autora da Lei 1.364/2019, que tornou obrigatória a notificação para a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) dos casos de tentativa de suicídio e automutilação. “A normativa possibilita que tenhamos dados reais sobre esse problema, a fim de elaborar políticas públicas mais eficazes para prevenção e combate ao suicídio”, completou.

Texto:

Fotos: Tiago Orihuela

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas