Pular para o conteúdo

NO FORTE SÃO JOAQUIM
Primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa participa de encerramento do IV Encontro das Comunidades Portuguesas

No símbolo da primeira defesa militar de Roraima, o Forte São Joaquim do Rio Branco, em Bonfim, o primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Marcelo Cabral (sem partido) recebeu neste domingo (3) duas honrarias no encerramento do IV Encontro das Comunidades Portuguesas da Região Norte.

O deputado Marcelo Cabral foi agraciado com a medalha de honra do Exército Brasileiro como representante do Poder Legislativo. A segunda foi a Comenda das Comunidades Portuguesas, em homenagem aos mais de 100 anos da família Cabral, descendentes de portugueses, em Roraima. “Compromisso nosso, da Assembleia, de todos os envolvidos neste evento, parabenizar o embaixador de Portugal por trazer essa comenda tão importante às famílias aqui em Roraima”.

 

Alcidina Cabral, aos 96 anos, mesmo com dificuldades de locomoção, sentiu-se feliz e honrada com a homenagem. “Orgulho porque meu pai foi descendente de portugueses, uma família muito grande, 22 filhos e deixou esse legado aqui”, lembrou.

 

Honrarias como essa, explicou o embaixador de Portugal Luís Faro Ramos, simbolizam o reconhecimento aos portugueses que ajudaram a construir o País e, especialmente, o estado de Roraima.

“São momentos muito bonitos, muito marcantes, a começar pela homenagem à Comunidade Portuguesa pela Assembleia Legislativa, muito me honrou, me emocionou porque é um reconhecimento das autoridades do Estado”, contou Luís Faro Ramos. “Nós precisamos reconhecer e honrar nosso passado”, completou.

A solenidade ocorreu nas ruínas do Forte São Joaquim, primeira fortaleza de defesa militar construída pelos portugueses em 1.775, às margens dos rios Tacutu e Uraricoera, afluentes do Rio Branco. Contou com a participação do Exército Brasileiro, Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), famílias tradicionais como a Cabral, Thome, Cruz, Quadros e Ramalho, a Associação da Comunidade Portuguesa Forte São Joaquim e o cônsul de Portugal da Região Norte.

A banda do Exército executou os hinos do Brasil e de Portugal e as bandeiras dos dois países foram hasteadas na entrada do Forte, lugar patrimônio cultural do Brasil.

Texto: Yasmin Guedes
Foto: Márcio Magalhães
SupCom ALERR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas