Mais de 370 novos soldados de 1ª classe da Polícia Militar de Roraima (PMRR) se formaram na tarde desta quinta-feira (7). A solenidade na esplanada do Palácio Senador Hélio Campos contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, Soldado Sampaio (PCdoB), e dos parlamentares Catarina Guerra (SD), Gabriel Picanço (Republicanos) e Coronel Chagas (PRTB).
Sampaio ressaltou a importância da parceria com o Governo do Estado. “Nós apoiamos desde o início do concurso público. A Assembleia Legislativa alocou os recursos necessários dentro do orçamento para que o sonho desses 374 novos policiais pudesse se materializar hoje e a nossa segurança ganhasse esse reforço, além de gerar emprego e renda para as famílias roraimenses.”
As emendas da Assembleia Legislativa para o curso de formação de soldados foram feitas por meio da Comissão Mista de Orçamento, Fiscalização Financeira, Tributação e Controle, e destinadas em 2019 e 2020, totalizando R$ 2 milhões.
O deputado Coronel Chagas (PRTB), líder do governo na Assembleia, relembrou a luta de antigos comandantes da Polícia Militar para a realização de concurso. “Foi o mais disputado de Roraima, mas não havia recursos no Estado, então o governador [Antonio] Denarium [PP] assumiu e reorganizou as contas e cumpriu a palavra dele de melhorar a segurança”.
Os novos policiais ingressaram na corporação por meio do concurso público feito em 2018. Com os novos 374 novos soldados de 1ª classe, o número de praças promovidos, desde 2019, é de 1.027. Denarium afirmou que com a nova turma será possível a oficialização do programa “Polícia na Rua”.
“Temos um novo programa para reforçar a segurança pública de todo o Estado, em que cada bairro e município terá uma viatura policial e profissionais para olharem de perto a população roraimense”, disse.
Como primeiro colocado do curso de formação, o soldado Lucena Neto recebeu a honraria diretamente das mãos do governador.
“O que estou vivendo hoje é uma emoção indescritível, após uma batalha árdua, entre prova do certame, curso de formação. Mas com a ajuda da família e dos novos colegas de farda, cheguei até aqui e estou pronto para servir à população.”
A deputada Catarina Guerra parabenizou os novos policiais e contou que pôde sentir nesta quinta-feira uma esperança de dias melhores para a segurança estadual. O deputado Gabriel Picanço (Republicanos) afirmou que Roraima caminha para ser um dos estados mais seguros do Brasil.
O curso de formação, composto de conteúdo teórico, técnico, prático (por meio de treinamentos e simulações de ocorrências), teve duração de seis meses. O próximo passo é a distribuição dos novos policiais, que irão assumir conforme as vagas destinadas para todos os municípios do Estado.
Texto: Amanda Teixeira
Foto: Marley Lima, Tiago Orihuela e Nonato Sousa
SupCom ALE-RR