Nesta quinta-feira (14), a partir das 7h, a carreta do Hospital de Amor estará na Avenida Nossa Senhora da Consolata, ao lado da Assembleia Legislativa, oferecendo à população exames gratuitos de mamografia e Papanicolau (preventivo). A iniciativa faz parte da programação da campanha Outubro Rosa, promovida pelo Poder Legislativo, que tem como objetivo alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção dos cânceres de mama e do colo do útero.
Os atendimentos, cujas vagas são limitadas, devem ser marcados nesta quarta (13), na unidade móvel de saúde. Para agendar o exame, é necessário apresentar cópia e original do RG, CPF, cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e comprovante de residência, não sendo obrigatória a apresentação de encaminhamento médico. A mamografia é direcionada para mulheres com idade entre 50 e 69 anos. Para o preventivo, a mulher não pode ter relações sexuais três dias antes da coleta do material nem usar creme vaginal pelo mesmo período, não estar menstruada e ter de 25 a 64 anos.
A colaboração entre a Assembleia Legislativa e o Hospital de Amor pretende conscientizar a sociedade, principalmente as mulheres, sobre o autocuidado e a identificação precoce de doenças, como o câncer do colo do útero e de mama.
“Ficamos felizes com esta parceria. O Legislativo está aqui para atender às demandas da população e saúde é uma delas. Por isso, celebramos este trabalho em conjunto e tão importante desenvolvido pelo Hospital de Amor aqui em Roraima, filantropo e feito, realmente, com amor”, destacou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (PCdoB).
As servidoras da Assembleia Legislativa, entre efetivas, comissionadas e colaboradoras terceirizadas, serão atendidas nesta quarta-feira, das 7h às 18h.
Continuidade
Com a campanha “Prevenção é o ano todo”, o Hospital de Amor faz os exames de mamografia e Papanicolau durante todo o ano, de forma gratuita, de segunda a quinta-feira, das 7h às 18h, e sexta-feira, das 7h às 17h, na Via das Flores, nº 1.560, bairro Pricumã, zona Sul de Boa Vista. Dúvidas podem ser tiradas pelo telefone (95) 3621-5000.
Texto: Yasmin Guedes
Foto: Tiago Orihuela
SupCom ALERR